Eclipse com Lua de Sangue encanta internautas de Imperatriz

O fenômeno, que foi visível na cidade durante a madrugada desta segunda (21), foi registrado nas redes sociais dos imperatrizenses

BOMBOU NA WEB Reprodução Eclipse com Lua de Sangue encanta internautas de Imperatriz
Hyana Reis

Hyana Reis
21/01/2019 12:00 atualizado em 21/01/2019 15:08

Alguns imperatrizense ficaram acordados durante a madrugada desta segunda-feira (21) para acompanhar um fenômeno raro: o Eclipse da Lua de Sangue com a Super Lua. O espetáculo natural, visível em todo o país, foi registrado nas redes sociais dos moradores da cidade.

"O eclipse estava tão bonito, pena que a câmera não deu para captar, mas o importante foi o que eu vi", ressaltou uma internauta de Imperatriz. Já outro, agradeceu a colaboração do tempo para que fosse possível ver o fenômeno. "Imperatriz dando uma trégua nas chuvas só para a gente ver a Lua de Sangue, isso que é moral", brincou outro.

Em outros posts, alguns internautas brincaram com a pouca visibilidade do eclipse a olho nú:

 

Tava desse jeito por essas bandas aqui. 😑 #imperatriz #maranhao

Posted by Imperatriz Online on Monday, January 21, 2019

 

O fenômeno

O eclipse foi visível por completo em Imperatriz por volta das 2h da madrugada e aliou dois fenômenos: a Lua de Sangue, onde é possível observar a superfície avermelhada, com a Super Lua, que é quando o satélite está mais próximo da Terra, e assim é vista "maior" no céu.

A lua de sangue, ou a lua avermelhada, se deve a raios de luz solar que passam pela poluída atmosfera da Terra à medida que a Lua se posiciona à sombra do nosso planeta. As ondas de luz azul, mais curtas e maleáveis são dispersadas para fora da sombra terrestre enquanto as ondas vermelhas, mais longas e menos flexíveis, são refletidas em direção à Lua.

Segundo astrônomos, o fenomeno só deve voltar a acontecer em 2021, mas não será visível em todo o Brasil. 

Instagram @correioma