Fundação Cultural anuncia o retorno do Projeto Abrindo Mercado

Serão realizadas três edições especiais do projeto, onde a primeira ocorre nesse domingo (21) no Mercadinho

PROGRAMAÇÃO Divulgação Fundação Cultural anuncia o retorno do Projeto Abrindo Mercado
Hyana Reis

Hyana Reis
19/10/2018 11:24 atualizado em 19/10/2018 16:22

O projeto “Abrindo Mercado” está de volta para três edições especiais, segundo anúncio da Fundação Cultural de Imperatriz, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (19). As novas edições do projeto já iniciam neste domingo (21), com programação cultural no Mercadinho.

O projeto “Abrindo Mercado” tem o objetivo de promover ações culturais em locais tradicionais de feira em Imperatriz. Edições anteriores já foram realizadas no Mercado Municipal, no Mercadinho, e em bairros como Vila Nova e Bom Sucesso. A programação conta com atrações musicais, de arte, culinária e literatura.

E para as próximas edições, a programação será mantida. “Estamos retornando o projeto com essas três edições especiais. Neste domingo contaremos com show da Banda Retrô, além de uma programação extensa no Mercadinho”, informa Axel Brito, coordenador do projeto.

Mas além disso, o projeto contará com novidades. “Teremos um salão de beleza dentro da feira, com corte de cabelo, massagem e barba. Também estamos com uma parceria com o Sebrae que promoverá oficinas de artesanato durante a programação. E contaremos ainda com degustação de pratos típicos, que neste domingo será galinha caipira”, explica o coordenador. As próximas edições do projeto ocorrerão na feirinha do Bom Sucesso e na Vila Lobão.

Projeto Café Cultural

Durante a coletiva, a Fundação Cultural anunciou o início do projeto “Café Cultural”, que se trata de um bate-papo sobre arte, filosofia e psicanálise, aberto ao público. O evento inicia na próxima sexta-feira (26), das 9h às 11h, na sede da fundação. “Contaremos com uma palestra sobre filosofia e arte, além de performances teatrais”, acrescentou Axel Brito.

Conservatório de música

Resultado de imagem para conservatorio de musica imperatriz

Na ocasião, a Fundação Cultural também prestou esclarecimentos sobre o Conservatório de Música. A obra do prédio está sendo finalizada, segundo anúncio da gestão municipal, e deve estar pronta até o fim do ano. “Acreditamos que, logo após o carnaval, iniciaremos o ensino e atividades musicais para 750 alunos por semestre”, avalia o coordenador do Conservatório, Giovanne Pietrine.

Prêmios de literatura e arte

A Fundação Cultural reforçou ainda que estão nos últimos dias de inscrição para os prêmios "Edelvira Marques de Literatura” e "Etevaldo Moreno de Artes Plásticas", onde serão premiadas dez propostas de livros inéditos e doze obras de artes plásticas de escritores e artistas de Imperatriz. As inscrições encerram na segunda-feira (22).

“É a primeira vez que a Fundação Cultural lança editais como esse, e estamos muito satisfeitos com o sucesso que vem sendo. Essa é uma cobrança antiga dos nossos artistas e ficamos felizes de conseguir lançar esse projeto por meio do Fundo Municipal de Cultura”, ressaltou o presidente da Fundação Cultural, Buzuca. A fundação informou ainda que em breve deve lançar também um edital que contemple o teatro.

Instagram @correioma