Vingadores Ultimato x Game of thrones: quem ganha nas redes sociais?

Estudo da FGV DAPP analisou interações no Twitter sobre os dois fenômenos da cultura pop

BOMBOU NA WEB Reprodução Vingadores Ultimato x Game of thrones: quem ganha nas redes sociais?

O Globo
04/05/2019 07:20

Caso Arya Stark cruzasse o caminho do vilão Thanos, quem levaria a melhor? Difícil imaginar o resultado desse crossover. No quesito popularidade, porém, há um vencedor incontestável: a garota da casa Stark. É o que mostra um estudo inédito da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) que monitorou nas redes sociais menções à série "Game of thrones" e ao filme "Vingadores: Ultimato" no Brasil entre 23 e 29 de abril. 

Dois dos maiores fenômenos atuais da cultura pop, as obras disputaram a atenção do mundo nesta semana. A estreia internacional de "Vingadores"ocorreu no mesmo fim de semana da exibição do terceiro e decisivo episódio da temporada de encerramento de "GoT" . Segundo a pesquisa, Arya venceu Thanos com 512.900 menções no Twitter contra 270.600. Porém, na análise sobre qual obra foi mais popular na rede social, a vitória foi para o filme da Marvel. "Ultimato" aparece disparado na frente: 3,1 milhões de interações, contra 1,9 milhão da série da HBO.

O Twitter também anunciou nesta quinta-feira que "Vingadores: Ultimato" bateu um recorde na rede: é o filme mais tweetado de todos os tempos. Desde o início do ano, foram contabilizados mais de 50 milhões de tweets sobre o assunto — dos quais, aproximadamente, metade foi gerada desde a última quinta.

Segundo o pesquisador e linguista da FGV DAPP Lucas Calil, um dos autores do estudo que compara a série ao filme, há algumas hipóteses que podem explicar a vantagem dos "Vingadores". Uma delas é que "Game of thrones" é um programa de TV a cabo, o que reduz sua audiência potencial em comparação ao longa, que está em cartaz em praticamente todos cinemas do Brasil.

Outro ponto é que a produção do Universo Marvel possui uma construção de identidade com o público mais duradoura. Antes de "Homem de ferro" (2008) e mais 21 filmes ao longo de 11 anos, havia seis décadas de histórias em quadrinhos.

— Você não precisa assistir aos filmes da Marvel, não precisa ser aficionado por esse universo, para conhecer os personagens. O Capitão América é um elemento da cultura popular, por exemplo. Todo mundo conhece o Hulk ou o Homem de Ferro. Já "GoT" é uma obra mais recente e específica de um determinado público alvo — afirma Calil.

Além disso, segundo o pesquisador, alguns atores do filme como Cris Evans, Robert Downey e Chris Hemsworth tem grande capacidade de mobilizar as redes sociais. Isso acaba alavancando o número de menções à obra na rede social.

Personagens femininas em destaque

Resultado de imagem para vingadores and game of thrones
A personagem Ayra está entre as mais populares. (Reprodução)

Para chegar ao resultado, o DAPP reuniu uma equipe de linguistas, programadores, matemáticos e estatísticos, e analisou mais de 200 hashtags, palavras-chave, contas de Twitter e estruturas textuais associadas ao filme ou à série. Através de uma abordagem linguística, os pesquisadores monitoraram expressões textuais usadas pelas pessoas para se refereir ao contexto narrativo das obras.

— "Joias do infinito", por exemplo, é um elemento da narrativa de "Vingadores" que monitoramos. Além dessas expressões ligadas ao conteúdo, também analisamos referências aos atores e diretores do filme e da série — conta Lucas Calil.

Enquanto o longa da Marvel apresentou um número de menções estável ao longo da semana, "Game of thrones" teve um pico de interações de 386 mil tuítes sobre o programa no domingo, após a estreia do episódio na HBO. Entre os personagens, além da campeã Arya e do vice Thanos, completam a lista dos mais citados o Homem de Ferro, Daenerys Targaryen, Rei da Noite, Capitão América, Thor, Jon Snow, Capitã Marvel e Cersei Lannister.

Vale lembrar também que Arya protagonizou o momento de maior importância na batalha de Winterfell , o que fez as interações sobre ela dispararem. Outros personagens centrais na trama, como Tyrion Lannister, foram pouco citados na rede social nessa semana, segundo o estudo da FGV DAPP. A presença marcante de personagens femininas entre as mais citadas foi algo que também chamou a atenção dos pesquisadores.

— Acho que isso tem a ver com o maior esforço das empresas e produtoras de conteúdo em apresentarem maior equidade de gênero nas obras de ficção, principalmente nos blockbusters — diz Calil —  Além disso, o público alvo, principalmente de "Game of Thrones",  tem um grande engajamento com essas pautas.

Em outra pesquisa sobre a atividade de fãs na internet, a empresa de marketing Socialbakers analisou os filmes que mais geraram burburinho nas redes sociais no mundo no primeiro trimestre de 2019. O estudo usou como base o montante de interações no Instagram (likes e comentários) e no Twitter ( comentários com a "@" do filme, respostas a posts, likes e RTs).

"Vingadores" ficou em primeiro lugar nas duas redes, com 27 milhões de interações no Instagram e 4,9 milhões no Twitter. Em segundo lugar, também nas duas redes, está "Star Wars", com 15,4 milhões e 2 milhões, respectivamente, em cada.

Instagram @correioma