Cidade CIDADE

Dia de Prevenção ao Suicídio é comemorado em Imperatriz

A data é celebrada nesta sexta-feira (10). A campanha do mês Setembro Amarelo, "Agir Salva Vidas”, segue alertando sobre a importância de cuidar da saúde mental

10/09/2021 09h51
32
Por: Hyana Reis Fonte: Assessoria
Reprodução
Reprodução

Coordenação da Rede de Saúde Mental do município reúne profissionais para comemorar o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio nesta sexta-feira (10) na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Rita. Com o tema deste ano, “Agir Salva Vidas”, a campanha do mês Setembro Amarelo segue alertando sobre a importância de cuidar da saúde mental.

A mobilização que ocorre no Brasil desde 2015, passa a contar, anualmente, com o mês de setembro dedicado exclusivamente para esta temática. Embora, como relatam os profissionais da saúde mental da Prefeitura de Imperatriz, o trabalho é realizado, de forma ininterrupta, o ano todo.

Este ano, diz Kátia Carvalho, coordenadora da Rede de Saúde Mental, resolveram somar forças com os Agentes Comunitários de Saúde, e demais profissionais da Atenção Básica da cidade, para serem multiplicadores do assunto. Uma vez que eles conhecem a fundo todo o território no qual trabalham, e tem contato mais próximo com os pacientes, no dia a dia.

“Também vamos chamar atenção para nossos dispositivos de atendimento. Temos o CAPS AD e CAPS III, no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, o CAPS Infantil, no bairro Três Poderes, e o Ambulatório de Saúde Mental, no Centro da cidade, disponível para atender a todos que precisem”, conta Kátia.

A abertura oficial do mês de prevenção ao suicídio ocorreu no dia 1 de setembro, na Secretaria Municipal de Saúde (Semus). De lá até hoje, diversas ações já acontecerem e outras estão previstas até o fim do mês, como o Pedal pela Vida, dia 26 de setembro, em parceria com diversas empresas da cidade.