Estado ESTADO

Semana da Pessoa com Deficiência promove atividades no Maranhão

Neste ano, o tema da semana é “Ressignificando o direito de aprender: pessoa com deficiência, sujeito motriz da mudança”

23/09/2021 10h51
39
Por: Hyana Reis Fonte: G1 MA
Divulgação
Divulgação

Nesta quinta-feira (23), escolas da rede pública estadual localizadas em São Luís e diversos municípios maranhenses realizam atividades como parte da IX Semana da Pessoa com Deficiência. Na capital, a programação iniciará às 8h e estenderá até a tarde, com organização dos Centros/Núcleo Especializados de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A partir das 8h, no Centro de Ensino Manoel Beckman (R. 51, bairro Bequimão), acontecem o circuito psicomotor e a oficina “Pintando do sete”, promovidos pela equipe do CEE Helena Antipoff, e oficinas de confecção de recursos de baixa tecnologia e “Alongando o corpo e relaxando a mente”, organizadas pelo CEE Padre João Mohana.

Às 15h, o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque (Cohab), promove a mesa de conversa “Em se tratando de Altas Habilidades eu sou o protagonista”. A atividade será realizada no auditório da instituição e reunirá especialistas, professores e estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.

Neste ano, o tema da semana é “Ressignificando o direito de aprender: pessoa com deficiência, sujeito motriz da mudança”, com o objetivo promover debates, diálogos e reflexões acerca da qualidade do atendimento ao estudante com deficiência.

O encerramento da programação será na próxima terça-feira (28), com o lançamento do Referencial de Educação Especial para Educação Básica, em live transmitida pelo canal da Seduc no Youtube, a partir das 10h. O documento trata da Política de Inclusão da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão e os seus reflexos nos processos de socialização e de aprendizagem dos estudantes com deficiência, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão para subsidiar as práticas pedagógicas dos professores que atuam na Educação Especial. A programação completa da Semana da Pessoa com Deficiência está disponível no site da Seduc.