Blogs e Colunas CORPO E SAÚDE

Você não vai ficar “bombado”

Ganhar músculos não é uma tarefa tão simples quanto parece…

26/09/2021 20h38
1.110
Por: Eberson Ferreira
MÚSCULO
MÚSCULO

Se você frequenta academia de musculação você já deve ter falado ou ouvido alguém falar aquela frase notória: “eu não quero ficar bombado”, não é mesmo? Pois é, mas eu devo alerta-lo que essa transformação no seu corpo não vai acontecer, mas como assim professor? E se for isso que eu quero você estaria me desmotivando? Calma, vamos aos fatos…

O treinamento de exercícios contra resistência faz com que ocorra aumento de força (LEIGHTON,1987; CAILLIET, 1974) e hipertrofia muscular (SANTARÉM,1995; CAILLIET, 1974), e esta é semelhante em indivíduos de diferentes faixas etárias (FLECK,1993).

Hipertrofia segundo SANTARÉM (1995), é o aumento no tamanho das fibras musculares devido ao acúmulo de substâncias contráteis, actina e miosina, e de substâncias não contráteis, principalmente glicogênio e àgua, no sarcoplasma das fibras musculares.

Portanto, ganhos de volume e massa muscular não acontece de maneira tão simples e rápida como algumas pessoas ainda acreditam, características físicas e fisiológicas, composição corporal, idade, e individualidades biológicas implicam  diretamente nesses ganhos. 

Especialistas apontam que a alimentação é a peça fundamental para o ganho da massa muscular, podendo chegar a 60% em importância. Porém, existe falta de conhecimento das pessoas em geral, de que uma alimentação balanceada e de qualidade, a não ser em situações especiais, atende às necessidades nutricionais de um praticante de exercícios físicos, inclusive de atletas de nível competitivo.

Falando em atletas em nível de competição, outra comparação que algumas pessoas ainda fazem são com esses guerreiros que são os atletas de fisiculturismo, estes por sua vez, sempre estarão no limite do seu físico, no limite da alimentação, do treino e do uso de esteroides anabolizantes, o que não nos cabe julgar aqui, eles merecem todo o respeito e admiração e por isso mesmo você não pode se comparar com eles pois essa árdua missão na busca do corpo perfeito definitivamente não é para qualquer pessoa. 

O fato é que utilizar o termo “bombado” é muito corriqueiro nas academias e se você acha que construir um bom físico e ganhar músculos não é uma tarefa muito simples, porém, possível, mas se você está iniciando ou até mesmo se estar avançando nos treinamentos curta e aproveite esse processo e os seus resultados vão aparecer na mesma proporção que você se dedicar a isso.