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Menstruação e exercício físico

Como aliar seus treinos ao período menstrual

10/10/2021 17h17
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Por: Eberson Ferreira
CÓLICA/TREINO
CÓLICA/TREINO

Apesar de não ser considerado uma patologia (doença) em algumas mulheres a menstruação as deixam tão fragilizadas a ponto de não conseguirem fazer as tarefas mais simples do cotidiano.

O problema chega a ser tão grave em alguns casos que segundo dados da ONU as mulheres jovens abandoam aulas da escola e as adultas não conseguem trabalhar. 

Outro fator que quase sempre é aliado a esse período são as terríveis e incomodas cólicas que no Brasil atingem mais de 75% das mulheres. Além disso, existe ainda a famosa TPM, sigla para tensão pré-menstrual, que afeta o sistema nervoso central e interfere diretamente no humor da mulher. 

Os sintomas mais comuns da TPM são retenção hídrica, sensibilidade mamária, irritabilidade, ansiedade e, nos casos mais graves, agressividade e depressão.

Em casos mais severos de cólicas e tpm o médico ginecologista deve ser procurado para um tratamento que muitas vezes é bem longo. 

E como isso pode afetar em quase tudo na vida de uma mulher em relação aos treinos não poderia ser diferente, mas existem métodos que podem ajudá-las a minimizar os efeitos de cada fase do ciclo menstrual. 

Gomes (2002) menciona que os períodos de elevada capacidade de trabalho, os microciclos devem ser planejados com cargas maiores (ordinárias e de choque) e; para os períodos de capacidade reduzida de trabalho, os microciclos devem ser planejados, predominantemente, com caráter recuperativo. 

Portanto, reduzir os percentuais de cargas durante o período e fazer um pouco mais de força logo quando ele acaba é uma estratégia super interessante e isso não vai atrapalhar seus resultados, apostar nos exercícios aeróbios também é uma excelente opção, ficar sem treinar somente se for muito incômodo e se caso isso for a sua realidade procure seu médico que ele pode te ajudar a solucionar esse problema.