Região REGIÃO

Unidade Móvel do SENAI leva oportunidade de qualificação profissional ao Arame

Em parceria com o município, cerca de 60 pessoas foram qualificadas nos cursos de Modelagem e Costura e Fabricação de Pães e Bolo

11/10/2021 17h24
34
Por: Hyana Reis Fonte: Assessoria
Divulgação: Assessoria
Divulgação: Assessoria

Sabe o dito popular que diz “Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé”, ele se aplica em muitas ocasiões, inclusive quando o assunto é educação profissional. É que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MA), por meio de suas unidades móveis tem levado aos municípios e comunidades oportunidade de qualificação em todo o Estado. Com seis unidades móveis no Maranhão, a entidade que está presente em diversos municípios com suas unidades fixas, também leva educação sobre rodas para comunidades ou cidades interioranas.  

“Essa é uma forma de nos fazermos presentes em todo Estado e em qualquer lugar. É uma forma bem interessante de levarmos oportunidade de qualificação as comunidades mais afastadas e aos moradores que muitas vezes não tem oportunidade de buscar conhecimentos e oportunidades”, destaca o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda.  

EDUCAÇÃO SOBRE RODAS- As unidades móveis estão preparadas para receber cursos de iniciação, qualificação, aperfeiçoamento e especialização profissional. São equipadas com laboratórios, salas de aula e oficinas, máquinas e equipamentos de ponta, além de diversos recursos educacionais, onde são realizadas as práticas de alta qualidade. 

 

As unidades móveis também estão disponíveis para atender diretamente as indústrias, o que possibilita oportunidade de qualificação no próprio ambiente de trabalho de acordo com a necessidade de qualificação da empresa. 

 

“O SENAI oferece formação em diversas áreas da indústria, e age como um agente facilitador para a manutenção dos empregos e conquista de uma nova oportunidade, quer seja nas cidades que atuamos ou nas comunidades mais afastadas que carecem de mão de obra”, avalia o gerente do SENAI Imperatriz, Juares Sanches. 

 

Recentemente, em parceria com a Prefeitura de Arame, o SENAI qualificou cerca de 60 moradores do município nos cursos de Modelagem e Costura e Fabricação de Pães e Bolo. Para o encerramento das turmas foi preparada uma festa com desfile das peças fabricadas, que inclusive foram doadas as pessoas carentes atendidas pela Secretaria Municipal de Ação Social. 

 

O prefeito de Arame, Pedro Fernandes, destacou a oportunidade de levar qualificação profissional a população aramense. “Investir em qualificação e geração de renda é um dos nossos compromissos nessa gestão. E essa parceria tem nos rendido bons frutos por contribuir para melhoria de vida das pessoas que aqui moram”. 

 

Aluna do curso de Costura e Modelagem, Avani Soares, avalia que sem as unidades móveis seria muito difícil ter a oportunidade de se qualificar. “Essa iniciativa foi bem importante por nos oportunizar qualificação no nosso próprio município, pois é difícil sair daqui em busca de cursos. Tenho um ateliê, aprendi sozinha e com curso pude aprimorar técnicas e conhecimentos”.  

Para o aluno do curso de Fabricação de Pães e Bolos, Domingos Guajajara, o curso foi importante por trazer conhecimento. “Eu me sinto feliz em poder participar dessa oportunidade que chegou até nós que não temos como sair daqui em busca de cursos e formação profissional”.