Saúde SAÚDE

Imperatriz ultrapassa 300 mil doses aplicadas contra a Covid-19

Do total, 121.901 pessoas já estão com imunização completa. Imperatrizenses precisam ficar atentos para o prazo de tomar a segunda dose

20/10/2021 12h25
33
Por: Hyana Reis Fonte: Assessoria
Foto: Edmara Silva
Foto: Edmara Silva

A campanha de vacinação contra Covid – 19 continua a todo vapor em Imperatriz. A cidade atingiu a marca de 312.292 mil doses aplicadas, sendo a primeira dose, segunda e a dose de reforço. Só com a primeira dose, a cidade contabiliza 183.669 vacinas aplicadas. Já o número de pessoas com imunização completa alcançou 121.901.

Com a dose de reforço já iniciada, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também alcançou 6.722 pessoas, distribuídas entre idosos, profissionais da saúde e imunossuprimidos. De acordo com o Ministério da Saúde, com informações divulgadas até o dia 15 de outubro, em todo o Maranhão mais de 6 milhões de cidadãos já estão vacinados.

O efeito da vacinação, diz o secretário municipal de Saúde, Alcemir Costa, já é positivo. “Além do mais, toda a estrutura montada pela Prefeitura de Imperatriz contribuiu para que o número de infectados diminuísse, e consequentemente, de pessoas internadas e até mesmo de óbitos”, declara.

A Semus ainda chama atenção das pessoas para que se vacinem e sigam os protocolos de prevenção contra a Covid – 19. Embora a vacinação esteja avançando, os cuidados ainda precisam ser tomados. Entre eles, a atenção quanto ao período correto para a segunda dose.

Para quem tomar a CoronaVac, o prazo é de 14 a 28 dias para receber a segunda dose. Já a Pfizer, agora tem novo prazo para 30 dias. A AstraZeneca o período é de 60 dias, informa a Semus. Já a terceira dose, é importante lembrar que idosos devem tomar com até cinco meses após a segunda, e imunossuprimidos após 28 dias.