Cidade CIDADE

Ações antirracismo são praticadas em projeto de escolas públicas de Imperatriz

Duas escolas devem participar do projeto "Indicadores de Qualidade na Educação" que busca melhorar as relações raciais dentro e fora das instituições de ensino

21/10/2021 14h12
54
Por: Hyana Reis Fonte: G1 MA
 Foto: EPA
Foto: EPA

Estudantes de uma escola pública de Imperatriz tiveram uma aula diferente sobre o racismo. Duas escolas devem participar do projeto "Indicadores de Qualidade na Educação", ação que busca melhorar as relações raciais dentro e fora das instituições de ensino.

"A intenção é trazer a discussão das relações sociais na escola para comunidade escolar como um todo. Então, é trabalhar com a comunidade, com os professores, que as vezes não estão na sala de aula, mas estão no dia a dia da escola e, sobretudo, para os estudantes. Então, nós queremos discutir o quanto as relações sociais na escola são uma temática importante para qualidade da educação", diz a coordenadora Edneia Gonçalves.

Durante a experiência, profissionais e alunos responderam perguntas sobre situações de racismo para membros da escola, com questionamentos que ajudam o projeto a entender importância da educação antirracista nos relacionamentos.

A gente passa boa parte do nosso tempo dentro do convívio escolar. Então, essas relações são de extrema importância para nós, pessoas negras, e para todos no convívio para acabar com esses tabus de discriminação e racismo que não são legais, que não são interessantes para serem aplicados em qualquer tipo de meio, principalmente no meio escolar, que é onde a gente constrói família, constrói laços e a gente sente bem, se sente acolhido. Então, essas ações que são aplicadas fazem a gente ter visões e aberturas bem maiores quanto ao mundo que a gente vive, disse o estudante Ali Gabriel.