Geral GERAL

Dicas para economizar e sair do vermelho

Ações simples podem ajudar as pessoas a gastar menos

11/11/2021 15h36 Atualizada há 3 semanas
38
Por: Hyana Reis Fonte: Assessoria
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Poupar é essencial para aqueles que querem construir uma independência financeira. Mas isso pode ser algo bem difícil, especialmente em épocas como o fim e o início de um novo ano, quando as pessoas tendem a gastar mais. Além das festas como o Natal e o Ano Novo, o período geralmente concentra férias e despesas sazonais, como impostos sobre imóveis e veículos.  

De acordo com uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizada no ano passado, apenas um a cada 10 brasileiros consegue pagar as despesas de início de ano; 22% não fazem planejamento financeiro para o período e somente 17% guardam ou investem dinheiro para estarem preparados para esses gastos. 

Segundo o administrador e coordenador do curso de Administração da faculdade Pitágoras, Kennedy Veloso, uma boa forma de se preparar é aprender como e onde economizar. Medidas diárias simples podem fazer uma grande diferença no final do mês, por exemplo. 

“O primeiro passo para economizar em qualquer época e principalmente nesse período é ter o hábito de alimentar uma planilha de orçamento. Esta ferramenta se torna essencial, visto que, uma das principais causas de gastos não essenciais é a falsa impressão que aquilo não vai pesar tanto nas despesas. Entretanto, uma das principais causas do endividamento é o acúmulo de compras de um valor menor, ou com maiores parcelamentos, mas que ao se somarem comprometem a renda”, pontua.

Segundo o especialista outra dica é economizar nas comemorações e presentes de final de ano, primar por lembranças e comemorações mais simbólicas e criativas. “O mundo inteiro está passando por um momento de adaptação, então é necessário readaptar à realidade e não fazer grandes despesas nesse período”, orienta.

Para ajudar quem tem dificuldade em organizar a vida financeira, a especialista lista 10 dicas simples: 

  1. Organize todos os seus gastos e despesas em uma planilha ou caderno; 

  1. Agende o pagamento de contas para a data seguida ao recebimento do salário; 

  1. Avalie quais despesas podem ser cortadas; 

  1. Defina um dia mensal de gasto “zero”, depois passando a ser quinzenal e semanal; 

  1. Não se comprometa com gastos que superem seus rendimentos; 

  1. Antes de comprar algo, reflita se realmente é necessário;   

  1. Na hora de comprar, procure por descontos; 

  1. Antes de ir ao mercado, faça uma lista; 

  2. Faça a sua própria comida em casa sempre que possível; 

  3. Dê preferências por alternativas de lazer gratuitas.