Região REGIÃO

Balsas recebe mutirão de cirurgias oftalmológicas neste fim de semana

As atividades terão início às 8h da manhã, com a realização da triagem pela equipe médica e pela equipe de enfermagem

11/12/2021 11h50
48
Por: Hyana Reis Fonte: Governo MA
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Governo do Estado realiza, neste fim de semana, cerca de 150 cirurgias oftalmológicas no Hospital Regional de Balsas. A ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) faz parte do programa Mais Cirurgias e tem o objetivo de acelerar a realização dos procedimentos, beneficiando os pacientes da região. Todas as pessoas que passarão pelas cirurgias de catarata e pterígio foram encaminhadas pela Unidade Regional de Saúde de Balsas.    

O Mais Cirurgias é uma estratégia do Governo do Estado que visa dar celeridade aos procedimentos eletivos em todo o Maranhão. Com a redução das internações por Covid-19, as cirurgias que não são consideradas de urgência puderam ser retomadas. 

“Com os investimentos da atual gestão estadual, hoje o cenário da saúde na região é outro. A população, que vivia em um vazio assistencial, conta agora com serviços especializados e de alta complexidade. Além de ampliarmos a oferta de serviços, também facilitamos o acesso. Com programas como o Mais Cirurgias, a descentralização dos atendimentos tem favorecido os maranhenses”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

As atividades terão início às 8h da manhã, com a realização da triagem pela equipe médica e pela equipe de enfermagem. Os atendimentos seguem os protocolos sanitários de combate à Covid-19, garantindo a segurança dos pacientes que passarão pelos procedimentos. O atendimento pós-operatório acontecerá no domingo (12), com avaliação médica das primeiras 24 horas após a cirurgia ocular. 

Serviço

O Hospital Regional de Balsas é a unidade referência em atendimentos de média e alta complexidade, gestação de alto risco, pediatria e cirurgia geral na região Sul do Estado. O hospital conta com Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e as Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa). A unidade, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), conta com mais de 500 profissionais.

Mais Cirurgias Oftalmológicas

 

Para ampliar o acesso às cirurgias, especialmente às oftalmológicas, o Governo tem realizado a triagem dos pacientes durante edições do programa Saúde na Praça, outra estratégia da Secretaria de Estado da Saúde que tem aproximado os serviços da população. A ação já garantiu mais de 2,5 mil cirurgias oftalmológicas nos municípios de São Luís, Coroatá, Imperatriz e Santa Inês.