Saúde SAÚDE

Importância de redobrar os cuidados da saúde bucal das crianças nas férias

Professora Me. do IDOMED FAMEAC, especialista em saúde dos dentes, dá dicas de como manter os dentes saudáveis

23/12/2021 11h49 Atualizada há 4 semanas
54
Por: Hyana Reis Fonte: Assessoria
Reprodução
Reprodução

Com a chegada das tão aguardadas férias escolares, a criançada adota uma rotina com mais liberdade e diversão, seja com os amigos ou nas atividades caseiras. Durante esse período, o consumo de guloseimas tende a aumentar bastante e a desatenção com cuidados rotineiros com a escovação dos dentes se tornam uma realidade, por isso, é necessária a atenção redobrada dos pais ou responsáveis para a manutenção da boa saúde dental.

Em épocas como essa, as crianças são rodeadas das comidas favoritas, que geralmente são ricas em açúcar e carboidratos, o que requer bastante atenção na hora das escovações, para evitar problemas com a cárie, mau hálito, gengivite, tártaro e até desconfortos mais sérios.

A cirurgiã dentista e professora Me. da Faculdade de Medicina de Açailândia (IDOMED-FAMEAC), Patrícia Oliveira, enumera algumas dicas de atenção para serem observadas durante as férias.

- É importante trocar a escova da criança, elas devem ser descartadas com o tempo máximo de uso de 3 meses, ou antes desse tempo, se as cerdas estiverem dobradas e amassadas.

- O tamanho da escova deve estar de acordo com a idade da criança. É indicado os modelos com a cabeça pequena, cerdas extra macias e retas.

- A escova, após o uso, deve ser lavada em água corrente, retirando o excesso de água e guardada separadamente das outras escovas dos familiares. Caso seja guardada no banheiro, utilize capas que protegem a cabeça da escova.

- A quantidade de creme dental com flúor, utilizado para escovação dentária das crianças, é de acordo com a idade e a coordenação da criança em cuspir o creme dental durante a escovação. É recomendado que a quantidade de creme dental deve ser do tamanho de um grão de feijão para as crianças acima de 5 anos, desde que ela consiga cuspir.

- Todas as escovações das crianças devem ser realizadas ou supervisionadas por um responsável, de preferência em frente ao espelho, em uma pia.

- A frequência de escovação deve ser no mínimo após as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar).

- E não pode esquecer de passar o fio dental e escovar bem a língua.

A cirurgiã dentista ainda aponta sobre os cuidados com possíveis acidentes. “Além da saúde e higienização bucal das crianças, é importante ficar atento aos possíveis acidentes durante as diversões que podem levar a traumatismos dentários, pois podem causar, desde a fratura do esmalte do dente até a avulsão dentária. Em caso de trauma dental procure o cirurgião dentista o mais rápido possível”, finaliza.