Brasil BRASIL

Aumenta a intenção de consumo entre brasileiros; confira dicas para alavancar negócios

specialista em Administração seleciona as principais estratégias para aproveitar o momento favorável para vendas

30/04/2022 08h04
45
Por: Hyana Reis Fonte: Assessoria
Reprodução
Reprodução

O brasileiro está mais propenso a realizar compras, segundo um estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na passagem de março para abril, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) aumentou 2,7% – a quarta alta consecutiva do indicador, que bateu o seu maior nível (78,5 pontos) desde maio de 2020. Especialistas da área de negócios afirmam que este é o momento ideal para alavancar vendas e destacar empreendimento. 

O coordenador do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, professor Kennedy Veloso, explica que o crescimento do ICF tem ênfase em três fatores apresentados aos entrevistados da pesquisa: a perspectiva profissional, a satisfação com a renda atual e a boa avaliação do momento para a compra de bens duráveis. “Com esses dados, é importante que os empresários aproveitem a situação para conquistar e fidelizar clientes”, pontua. 

O especialista elenca 5 dicas essenciais para conquistar sucesso nos negócios: 

BENCHMARKING 

O Benchmarking é uma análise profunda da concorrência de um estabelecimento comercial. “Faz parte de uma boa estratégia conhecer e verificar quais são os diferenciais oferecidos pelas lojas ao redor de um comércio, principalmente para definir estratégias de comunicação e alcançar o público certo”, recomenda o professor. “Com esse estudo, é possível identificar o que os outros fazem de certo e errado e encontrar formas de se destacar”, completa.  

FIDELIZAÇÃO 

O conceito de sucesso do cliente garante a fidelização do público consumidor. A ideia está baseada na força da comunicação aberta e fluente entre a empresa e os vendedores com os fregueses e na antecipação de possíveis problemas. “O público fidelizado tem tendência a comprar mais, promove a empresa de forma espontânea e traz um feedback honesto sobre os serviços e produtos oferecidos”, pontua o coordenador. 

TREINAMENTOS 

Os treinamentos irão aumentar a motivação e habilidades da equipe para que seja possível garantir o melhor atendimento possível o tempo todo. “Uma dica é promover palestrar e cursos pertinentes ao empreendimento e que destaquem a união do trabalho, além de integrar os setores, para que as tomadas de decisão sejam feitas com diferentes pontos de vista levados em consideração”, afirma o docente. 

MARKETING DIGITAL 

A presença digital é imprescindível para alcançar novos clientes e estabelecer um canal direto com o público. “O estabelecimento com perfis nas redes sociais é mais facilmente encontrado e lembrado, portando, o investimento em marketing de conteúdo e nas plataformas digitais pode trazer um bom retorno aos negócios de empresários”, aconselha. 

EXPANSÃO  

A demanda de produtos é atualizada de acordo com os interesses dos compradores e, para evitar saturação, uma saída empresarial é a expansão na oferta de serviços e opções de mercadorias. “Uma saída para alcançar o sucesso é aumentar o catálogo das lojas com itens que tem coerência com a marca e estão no radar da clientela. Essa, também, é uma forma de aumentar a renda e os lucros do empreendimento”, finaliza. 

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.    

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.    

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.