E-mail

redacao@correioma.com.br

WhatsApp

99 98190-5359

Radio Timbira
Outubro Rosa
EDUCAÇÃO

Universitários participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 

Estudantes da Uemasul participam da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia em São Luís. O evento iniciou no dia 16 e segue até este sábado (20) 

19/10/2018 15h00Atualizado há 2 anos
Por:
Fonte: Daniela Souza
457
A Semana ocorre desde 2004, no mês de outubro. (Foto: Fernando Oliveira)
A Semana ocorre desde 2004, no mês de outubro. (Foto: Fernando Oliveira)

Estudantes dos cursos de ciências exatas da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) participam de mais edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT, 2018), em São Luís (MA). O evento iniciou na última terça-feira (16) e encerra neste sábado (20).  

Um dos objetivos da Feira este ano é aproximar a sociedade de temas relacionados à ciência e tecnologia por meio de divulgação científica em todo o país. A Semana ocorre desde 2004, no mês de outubro, e busca promover atividades de divulgação científica em todo o país para fundamentar os conhecimentos sobre esses temas.  

Para este ano, a SNCT carrega a temática relacionados aos Objetivos Desenvolvimento Sustentável, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com foco na redução das desigualdades. A estudante do curso de Ciências Biológicas da Uemasul, Samanta Almeida, destaca pontos relevantes da Semana.  

“O espaço do evento, aqui em São Luís, do Sebrae, apresenta aos estudantes e profissionais bastante novidades. Nós da área de biologia trouxemos os microscópios um com e outro sem bactéria; além da parte da química, outra grande novidade. Nossos experimentos são reações químicas que podem ser feitos em casa e está sendo bastante visitado, pois as reações químicas misturam-se detergentes, água oxigenada e bicarbonato de sódio e causa um efeito que aproxima os visitantes”, destaca.  

A professora de Biologia, Regiane Saturnino, ressaltou a importância da participação dos estudantes. “A contribuição dos estudantes tem sido muito importante. Os acadêmicos de Biologia, Química, Ciências Agrárias, Medicina Veterinária, e outros cursos, estão trazendo uma série de experimentos muito interessante e isso atrai um público bem grande nos nossos estandes e assim percebemos os resultados dos nossos trabalhos”, afirma.  

A Uemasul levou uma delegação de 220 pessoas, entre professores, acadêmicos e técnicos administrativos, e teve um estande com exposições e atividades na área de Ciências Biológicas, Agrárias, Exatas, Humanas, Sociais e Letras, além de uma exibição de fotos sobre penteados africanos, e os voluntários americanos do ETAS ( English Teacher Assistant) desenvolveram uma atividade sobre o folclore americano.   

Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alinne da Silva, a SNCT é uma oportunidade que os professores e acadêmicos têm para apresentar os projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos na instituição. “É necessário ressaltar que a participação da Uemasul neste evento permite que se tenha uma maior visibilidade do que está sendo criado e desenvolvido na universidade, que de certa maneira dialoga com o tema da SNCT, e o conhecimento que está sendo produzido”, finaliza. 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT busca apresentar por meio de uma linguagem acessível à população, projetos inovadores que estimulem a curiosidade e promovam discussões relacionadas as implicações sociais da Ciência.   

Instituída pelo Decreto de 9 de junho de 2004, a SNCT é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Coordenação Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC), juntamente com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.