E-mail

redacao@correioma.com.br

WhatsApp

99 98190-5359

Abril 20
Radio Timbira
Camara Imperatriz
IMPERATRIZ

7 de setembro é comemorado com desfile que reuniu mais de 20 mil pessoas em Imperatriz

Grupos escolares, entidades públicas, privadas, militares e civis participaram do trajeto pelas ruas da cidade

10/09/2018 10h31
Por:
Fonte: Hyana Reis
395
Milhares de pessoas compareceram à Avenida Getúlio Vargas para assistir ao desfile cívico (Foto: Fernando Ralfer/ Jornal Correio)
Milhares de pessoas compareceram à Avenida Getúlio Vargas para assistir ao desfile cívico (Foto: Fernando Ralfer/ Jornal Correio)

Após 196 anos do histórico “grito do Ipiranga”, milhares de pessoas compareceram à Avenida Getúlio Vargas para assistir ao desfile cívico que comemora a independência do Brasil. Grupos escolares, entidades públicas, privadas, militares e civis participaram do trajeto nesse 7 de setembro, em Imperatriz.

Com o tema “Criança no mundo: A educação e a infância de mãos dadas”, 58 instituições desfilaram no percurso de dois quilômetros, com mensagens de boas práticas sociais e humanas. O desfile ainda contou com uma novidade: durante o hasteamento das bandeiras do Brasil, Maranhão e de Imperatriz, houve a tradução simultânea em Libras da versão do hino nacional.

O desfile deste ano contou com participação de 15 escolas, sendo 13 municipais, com cerca de 5mil alunos;  e 2 estaduais. Foram 32 fanfarras municipais, além de seis particulares e do estado. Também estiveram presentes alunos dos programas da Sedes, Samu e Setran.

Já assistindo ao desfile, a organização contabilizou mais de 20 mil pessoas, segundo informações da Prefeitura de Imperatriz. Uma dela é a dona de casa Rose Santana, ela conta que todos os anos assiste ao momento cívico. “É uma tradição muito bonita, e eu sempre acordo bem cedo para ver, já faz parte do meu 7 de setembro”, conta.

Já o estudante Hudson Sousa participou pela primeira vez do momento, como parte integrante da comissão do desfile. “Eu já tinha assistido algumas vezes, mas foi a primeira vez que desfilei. Me senti muito feliz, muito honrado, de fazer parte”, diz.

A independência do Brasil

O Dia da Independência é um feriado nacional do Brasil celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.