E-mail

redacao@correioma.com.br

WhatsApp

99 98190-5359

Radio Timbira
Janeiro Branco - Assembleia
SAÚDE

Acontece próximo mês capacitação para Regional de Saúde de Imperatriz 

A SES destacou que o apoio matricial é uma estratégia de aproximação dos pontos de atenção envolvidos no cuidado integral ao usuário

23/07/2019 11h30Atualizado há 6 meses
Por: Redação
Fonte: Daniela Souza
283
 (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Com o tema ‘Matriciamento: uma estratégia para ordenação do cuidado em saúde mental’, acontece no próximo mês um encontro regional de saúde com todos os municípios que compõe o polo de Imperatriz. A atividade é promovida pela Gerência Regional de Saúde de Imperatriz, ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES).  

O polo de Amarante do Maranhão, formado pelos municípios de Senador La Rocque, Buritirana, Sítio Novo do Maranhão e Montes Altos, já recebeu as palestras. Nos outros dois polos da regional, Imperatriz e Estreito, a capacitação será realizada, respectivamente, nos dias 2 e 23 de agosto. 

A SES destacou que o apoio matricial é uma estratégia de aproximação dos pontos de atenção envolvidos no cuidado integral ao usuário, visando a corresponsabilização das equipes e fortalecimento do vínculo do usuário com a Atenção Primária. 

No total, foram três palestras proferidas: “Pelas Veredas do SUS, Qual o Meu Lugar?”, ministrada pela assessora técnica da Gerência Regional de Saúde de Imperatriz, Benta Lopes; “Suicídio da Abordagem dos Clássicos da Filosofia”, com o professor e mestre em Filosofia, Ricardo Coelho; e “Matriciamento: Possibilidades e Desafios”, com a diretora de saúde da Gerência Regional de Saúde de Imperatriz, Marlene Costa. 

Pontua ainda que a ideia é estruturar os serviços para trabalharem juntos em prol de um usuário. Isso reduz custos para o Estado, “mas, principalmente, torna o serviço mais resolutivo para quem precisa”, explica Marlene Costa. 

Em Amarante, participaram profissionais de saúde dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos cinco municípios. 

(Com informações da assessoria)

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários