E-mail

redacao@correioma.com.br

WhatsApp

99 98190-5359

Radio Timbira
Fevereiro Laranja
CIDADES

Samu de Bacabal pode ser acionado por aplicativo para celular

O gestor da saúde, por seu turno, apresentou a opção ao prefeito Edvan Brandão (PSC), que aprovou a medida e autorizou a sua utilização.

30/08/2018 12h20
Por: Redação
Fonte: Site prefeitura de Bacabal
367
O aplicativo será um complemento ao serviço. (Foto: (Foto: reprodução google imagens))
O aplicativo será um complemento ao serviço. (Foto: (Foto: reprodução google imagens))

As constantes falhas apresentadas pelo sistema de recepção telefônica 192, gerenciado pela operadora Oi , levaram a nova gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Bacabal (Samu – Ba), formada pela diretora geral Marlene Farias e pela diretora administrativa Tânia Tomaz, a procurar o secretário municipal de saúde, farmacêutico-bioquímico Silas Duarte de Oliveira, e a apresentar uma solução que vai agilizar e modernizar o serviço de atendimento.

A solução é simples e já consta das diretrizes determinadas pelo ministério da saúde: o uso de um aplicativo para celular, mas especificamente o whatsapp. O gestor da saúde, por seu turno, apresentou a opção ao prefeito Edvan Brandão (PSC), que aprovou a medida e autorizou a sua utilização.

A novidade já está operando, foi lançada ontem, 27, segunda-feira, e pode ser acessada pelas plataformas Android e iOS, através do número (99)9129-1084, operadora Vivo, e terá como principal vantagem o pré-cadastramento de dados pessoais do usuário e a sua localização por GPS, o que promete conferir mais agilidade ao atendimento.

Atualmente, ao ligar para o Samu, leva-se, em média, 90 segundos para que o atendente obtenha todas as informações de identificação do usuário, como nome e local. Com esses dados cadastrados no aplicativo, a estimativa é reduzir entre 20 e 30 segundos neste tempo. A nova ferramenta é gratuita e não substituirá o atendimento pelo telefone 192, cujos equipamentos estão sendo trocados por uma nova plataforma. O aplicativo será um complemento ao serviço.

Ao necessitar acessá-lo, o usuário faz um cadastro, informando seu nome, data de nascimento e CPF. Ao precisar entrar em contato com o Samu, o usuário abre o aplicativo no telefone, pelo qual pode chamar o serviço para si ou para outra pessoa. O programa faz a ligação para o telefone (99)9129-1084, automaticamente, e um atendente recebe a ligação, já com as informações básicas de identificação do usuário. Além disso, a pessoa pode marcar onde está por GPS ou deixar pré-cadastrados endereços favoritos.