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Corpo e Saúde

Treinamento Funcional

30/05/2019 15h54
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TREINO (Foto: TREINO FUNCIONAL)
TREINO (Foto: TREINO FUNCIONAL)

Uma prática esportiva que vem tomando uma grande proporção e adquirindo cada vez mais adeptos é o treinamento funcional. Esse método foi criado nos EUA por diferentes e desconhecidos autores e difundido em vários países, inclusive no Brasil, no qual tem se tornado cada vez mais praticado e tem deixado de ser considerado “modismo”.

Diferente do que muitos imaginam, ele é também utilizado por atletas profissionais dentro dos seu programas de treinamento. Hoje, já existem academias e estúdios que oferecem o treinamento funcional como modalidade principal, aliada a prática da musculação, dança e ginástica. De uma maneira geral, o funcional utiliza-se do próprio corpo com a execução de gestos motores que são, na maioria das vezes, corriqueiros na vida cotidiana e que nem ao menos notamos. Atrelado a isso, os exercícios são bastante dinâmicos e bem desgastantes, gerando um alto gasto energético.

Existem ainda outras maneiras de se trabalhar essa modalidade e a utilização de recursos materiais muita vezes inimagináveis, como ferramenta de trabalho, são bem comuns. Existem três princípios básicos que são trabalhados no treinamento funcional: força, agilidade e equilíbrio, e que não significa exclusivamente que sua prática seja pra perder peso e sim pra agrupar mais unidades motoras. Isso tanto te auxilia na execução de tarefas simples e diárias, como na melhora do desempenho de outras atividades, caso as pratique. Logo, aliar uma dieta balanceada, como exercícios físicos regulares, independente da prática, trará muitos benefícios.

Vou listar alguns benefícios do treinamento funcional para que você analise e descubra se essa prática se encaixa na sua rotina e se te agrada para que você mude seu estilo de vida:                                                                                                             

  • Melhora considerável na postura e nas tão temidas dores na coluna, isso porque há o fortalecimento do que chamamos de região do CORE, que compoe os músculos abdominais e lombar onde são o centro da nossa gravidade e nos dão estabilidade;
  • Melhora no sistema cardiorespiratório. Os exercícios de agilidade e resistência proporcionam condições gradativamente favoráveis;
  • Aumento da flexibilidade, melhora na coordenação motora, no equilíbrio e na concentração, principalmente em pessoas idosas que tendem a perder força e massa muscular com o passar do tempo;
  • Acelera o metabolismo, isso aumenta o gasto energético e consequentemente o gasto calórico;
  • Trabalha o corpo de maneira completa por se tratar de uma atividade que não se limita a exercícios isolados, como a musculação por exemplo. O funcional é um excelente aliado para você que não gosta de atividades monótonas.