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Corpo e Saúde

Mudança de estímulos

23/05/2019 16h12
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TREINO PESADO (Foto: TREINO/PESADO)
TREINO PESADO (Foto: TREINO/PESADO)

O nosso metabolismo sofre adaptações a todo momento, isso nos torna práticos em determinadas coisas, como por exemplo, passar a marcha do carro. Nas primeiras vezes você sempre olha para conferir se está certo e com o tempo isso não é mais preciso, porque as respostas neurais já estão adaptadas e a ação motora acontece de maneira mais natural possível e assim acontece basicamente em todos os campos da nossa vida e também na vida fitness.

Dentro da musculação e dos exercícios com peso sofremos diversos estímulos que serão de rápida adaptação dependendo de indivíduo para indivíduo, geralmente as mulheres tendem a sofrer essa adaptação mais rápido e acabam por “abusar” facilmente os exercícios propostos em sua planilha de treinamento.

Devemos sempre mudar esses estímulos? Como fazê-lo? Os meus resultados vão estagnar?

De certa maneira quando atingimos essa homeostase o nosso organismo diminui a demanda de energia para os exercícios, isso também acontece com as dietas altamente restritivas, no primeiro mês o indivíduo perde muito peso e no próximo isso já não acontece mais, o corpo se adapta e passa a produzir a energia equivalente ao seu consumo de alimentos e a quebra desse platô é fundamental para não estagnar os resultados.

No treinamento somente mudar os estímulos não irá resolver, o volume e a intensidade deles pode ser uma válvula de escape, é o que chamamos de princípio da variabilidade.

Este princípio é uma forma de não permitir que o hábito e a acomodação nos tornem escravos da mesmice (PEREIRA E SOUZA JUNIOR, 2002). Portanto, se a carga aplicada e/ou método de treino não sofrerem variação, poderá ocorrer regressão nos níveis de aptidão física. Logo, se as cargas de treinamento não forem modificadas, o organismo tende a assimilá-la, impondo regressão na capacidade física. É ineficaz para o indivíduo praticar atividade física com as mesmas intensidades (KAUFFMAN, 1991; DANTAS, 1994; ZATSIORSKY, 1995).

Uma das estratégias que acredito que funcionam bastante é a utilização do método confusão muscular, onde o indivíduo é submetido a exercícios que não são previamente escolhidos e não estão dentro do programa normal de exercícios, outra estratégia para indivíduos “super” treinados e que já fizeram de um tudo dentro academia são exercícios combinados que trabalham mais de um grupo muscular por vez.

A variabilidade dos exercícios é algo muito comum aos profissionais de educação física, personal trainer, essa mudança nos estímulos é muito necessária e eficaz, portanto, não fique preso a uma planilha de treinamento, procure um profissional para lhe ajudar, ele saberá encontrar os melhores caminhos para você ter os melhores resultados.

Bom treino a todos...

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