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Corpo e Saúde

Feriado: Descanso ou Treino?

18/04/2019 16h38
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Internet (Foto: Reprodução)
Internet (Foto: Reprodução)

O feriado é uma marca registrada no nosso país. Há quem seja completamente contra esses dias em que o país praticamente para e há quem goste bastante quando se trata de um feriadão prolongado como esses que as pessoas gostam ainda mais.

Muitos aproveitam para descansar e esquecer totalmente do “stress” do dia a dia e outros, além disso, aproveitam para viajar com a família e “turistar” em vários destinos pelo Brasil e mundo.

E quando se trata de um feriado longo como esse fica o questionamento sobre os dias sem treinar, isso é bom ou ruim? Quando falamos em atletas profissionais isso é pouco provável que aconteça, até porque eles têm metas de treinamento a cumprir e pode ser que coincida em uma fase preparatória importante, logo, nada de feriado. Mas é claro que o bom senso é parte fundamental nesse processo até mesmo com quem vive disso.

Para as pessoas que buscam a atividade física para melhorar a qualidade de vida é claro que não são obrigadas a treinar, até porque a maioria das academias não funcionam, salvo as grandes franquias. Todavia, manter-se ativo esses dias de folga não vai te trazer problema nenhum, o máximo que você pode ouvir é que deve estar ficando louco e que não deixa a academia nem nos feriados e dias Santos. Há quem diga que feriado é um dia normal como qualquer outro, principalmente aqueles que praticam atividade física mesmo aos domingos - confesso que faço parte desse time.

Mas enfim, para quem é adepto da musculação e do treinamento resistido muito provavelmente vai sentir um pouco de dificuldade no retorno, por mais que sejam poucos dias, mas o que acontece com a maioria das pessoas é chutar o balde e exagerar tanto na comida quanto na bebida, e esses reflexos vão interferir diretamente no seu desempenho.

Treinar ou não treinar nos domingos e feriados é uma opção e decisão muito pessoal. É claro que você deve respeitar os limites do seu corpo e deixá-lo descansar também faz parte dos processos na busca de melhoras. Portanto, se você teve uma boa semana de treino, conseguiu cumprir toda a sua parte, nada te impede de descansar esses dias e voltar com todo o gás, mas também nada impede você de ir treinar.

Tem a turma que “diz” que vai treinar para comer mais, a coisa não funciona bem assim. Os gastos sempre vão ser menores que o consumo, até porque se formos colocar em números, um treino só tem duração de uma hora, e durante o dia você chegar a fazer até seis refeições. Mas não deixa de ser uma estratégia que aprove, com certeza você vai estar em vantagem maior que os que não fizeram absolutamente nada.

A lógica é muito simples: está se sentindo bem, vai conseguir dar um “gás” bom nos seus treinos, põe o tênis no pé e #partiu treino! Se você quiser descansar e renovar as energias também não irá comprometer tanto assim seu plano. Analise com calma, faça a relação consumo e gasto, e busque o que mais vai te fazer bem. E se quiser uma dica, todos os dias nós comemos, logo, todos os dias precisamos nos exercitar, só basta saber como e com que intensidade o fazer. Para isso, procure sempre um profissional de Educação Física apto a te atender. Bom feriado e bom treino a todos...

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