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Corpo e Saúde

5 Dicas para evoluir no treino de Panturrilha

28/03/2019 15h12
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Internet (Foto: Reprodução)
Internet (Foto: Reprodução)

Localizadas na parte posterior da perna, tendo a função de sustentar o peso corporal e nos dar mobilidade para andar ou correr, as panturrilhas ainda exercem a função de bombear o sangue de volta para os membros superiores onde fica o coração.

As famosas ‘batatas da perna’ bem definidas e com um volume minimamente hipertrofiadas são o sonho de muita gente e por isso ganham destaque aqui na coluna mais uma vez.

De já, afirmo que é possível sim você conseguir isso, embora muitas pessoas desacreditem disso. Algumas chegam a dizer que caso não seja herança genética, é muito provável que você vai perdurar com ela “fininha” o resto da vida.

Porém, como sempre costumo afirmar, no treinamento resistido (musculação) não se pode generalizar tanto assim as coisas. Então separei essas 5 dicas para que você obtenha o máximo de êxito possível.

A primeira dica é basicamente a mais óbvia para quem já vive essa realidade. Se você busca hipertrofia nunca repita o treino dois dias seguidos, os músculos precisam de 24 a 72 horas de repouso após qualquer estímulo. Então, o máximo que você vai conseguir é deixá-las fortalecidas.

A segunda dica é a variação dos movimentos. Embora você precisa ter um norte no quis diz respeito ao programa de treinamento, você não precisa ficar preso apenas aos mesmos exercícios sempre. Executar de maneira unilateral e com as mais diversas variáveis de métodos e graus de amplitude é uma excelente dica.

A terceira dica é sobre a hora em que os exercícios de panturrilha são realizados. Geralmente você os executa nos treinos de membros inferiores, mas pode ocorrer de você está bastante desgastado depois desse treino e no final os exercícios acabam ficando comprometidos e a performance não será a mesma, consequentemente, os resultados também sofrerão do mesmo mal.

A quarta dica é sobre o parcelamento do seu programa de treinamento. Dependendo dos seus objetivos e do seu volume de treino durante a semana, separar um dia para realizar só o treino de panturrilha mais um treino de abdominal, por exemplo, é uma ótima ideia e pode trazer bons resultados.

A quinta e última dica é um tanto quanto subjetiva, porque ela provavelmente conflita com sua rotina de vida, porque passar a maior parte do tempo em pé não é nada interessante para quem quer aumentar o volume desse músculo. O uso constante de salto alto para as mulheres pode conflitar com isso, pois a posição em que os pés ficam, sempre em flexão plantar isométrico, não permite o descanso da musculatura, o que é ideal para os processos de hipertrofia.

 

Bom treino a todos.

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