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Corpo e Saúde

Musculação é chato?!

07/02/2019 17h07
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Internet (Foto: Reprodução)
Internet (Foto: Reprodução)

Três séries de dez repetições com alguns segundos de descanso, está cansado de ouvir isso na academia que você treina? Sempre as mesmas máquinas e as mesmas caras que você vê praticamente todos os dias?

Musculação é uma das práticas esportivas mais antigas e mais praticadas em todo o mundo, e poucas são as inovações quando nos referimos a variações de treinos. É claro que elas existem, e são muitas que talvez você mesmo nem conheça, mas uma das reclamações mais constantes entre os praticantes é que a “monotonia” de um treino de musculação deixa o esporte um tanto quanto chato. De fato, isso é parcialmente verdade! A monotonia de um treino repetitivo com séries normais pode afetar a qualquer um, inclusive mais ainda as mulheres que os estudos mostram que necessitam de uma variabilidade bem maior que homens. Existem diversas variações para cada exercício resistido e todas têm sua funcionalidade, o que você precisa saber é como, quando e onde acrescentá-las ao seu programa de treinamento.

É lógico que uma cadeira extensora jamais vai deixar de fazer o que foi projetada para fazer, mas o tempo da execução e do descanso entre as séries, o número de repetições e a sobrecarga aplicada, além da maneira como você ou o seu profissional de Educação Física conduz o seu treinamento, é que vai determinar não somente o “prazer” da prática quanto os objetivos desejados.

Dizer que é completamente apaixonado por musculação chega até a ser hipocrisia. O próprio corpo humano não julga as dores que sentimos algo tão normal assim. É claro que essas microlesões criadas durante um treino resistido é que promovem a tão sonhada hipertrofia ou aumento do volume muscular, mas não que as dores são quase que insuspeitáveis, às vezes é um fato a se considerar o porquê de a prática ser tão mal interpretada.

As dores existem, o cansaço existe, a rotina e a constância são dois fatores que causam muita chatice, mesmo na vida convencional como nos treinos, o ideal é se você está cansado de musculação, tente aliar a prática a outra que você sinta mais prazer e menos tédio. Hoje já existem vários tipos de treinamentos que promovem bons resultados e alguns são até rápidos. Portanto, se seu espírito pede algo diferente, converse com seu professor, peça ajuda e conselhos para variar o máximo nos treinos e experimente novas experiências tanto dentro da musculação como em novos esportes.

 

Bom treino a todos.

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