E-mail

redacao@correioma.com.br

WhatsApp

99 98190-5359

Radio Timbira
Março Lilas
Cultitz

Conheça os principais pratos típicos do Maranhão

Cultitz

CultitzA jornalista Hyana Reis apresenta as principais notícias da cultura de Imperatriz e região em seus mais diversos segmentos: teatro, dança, música, arte, literatura e eventos.

18/10/2018 18h45
Por: Redação
412
Juçara, camarão e cuxá estão entre os ingredientes de pratos clássicos maranhenses (Foto: Reprodução)
Juçara, camarão e cuxá estão entre os ingredientes de pratos clássicos maranhenses (Foto: Reprodução)

A gastronomia maranhense é extremamente rica e cheia de influências culturais das mais diversas: dos europeus, dos negros e dos índios. O resultado dessa receita são pratos com ingredientes exóticos que fazem da culinária do estado algo único e saboroso.

Veja abaixo quais são os principais pratos típicos do Maranhão, tanto sob a ótica dos moradores do estado quanto dos turistas:

Arroz de Cuxá

Resultado de imagem para arroz de cuxá

Nada é tão maranhense quanto o cuxá, e junto com o arroz temos um dos pratos mais famosos e apreciados do estado. O ingrediente principal para o arroz de cuxá é a vinagreira, uma erva bem típica da nossa região, e dificilmente encontrado em outros locais.

O prato é uma mistura da culinária árabe, portuguesa e africana.  E para o seu preparo além, claro, do cuxá há também ingredientes como arroz branco, camarão seco, cebola, alho, azeite de oliva e sal. Cada receita varia de uma para a outra, dependendo do gosto de cada um.

 

Panelada

Resultado de imagem para panelada

Não podemos falar de comida típica maranhense sem falar de um dos pratos mais tradicionais de Imperatriz: a panelada. O prato é preparado com o intestino, pés e miúdos de boi, e geralmente servido com arroz branco, farinha, pimenta e limão.

Dizem que o prato tem fortes influências da culinária portuguesa, e que foi sendo introduzida nossas formas de se cozinhar principalmente no nordeste, se tornando uma receita típica da região. A panelada pode ser encontrada em outras cidades e estados com variações na forma de fazer e com outros nomes, como “Mocotó” em São Luís e “dobradinha” em Pernambuco.

 

Juçara

Resultado de imagem para juçara

Conhecido como açaí maranhense, a juçara. Mas apesar de alguns acharem que se trata da mesma fruta, na verdade o juçara é um parente próximo do açaí, de sabor mais suave e com menos calorias. Mas a forma de se comer não é muito diferente do açaí.

No Maranhão é comum comer a juçara acompanhada de farinha, açúcar, camarão seco ou até mesmo carne de sol, dependendo da preferência. Mas também é popular a mistura da fruta com banana e granola.

 

Doce de Espécie

Resultado de imagem para doce de espécie

Apesar de não ser muito conhecido no sul do estado, o doce de espécie é uma iguaria muito apreciada e típica de Alcântara. O doce é a base de coco, e também leva farinha de trigo, açúcar torrado e cravo.

 A iguaria se tornou uma tradição na cidade ao ser distribuída pelos moradores durante a Festa do Divino, uma celebração também muito forte na cidade. A receita é encontrada somente em Alcântara e foi herdada dos açorianos.

 

Beiju

Resultado de imagem para tapioca

Esse é um prato que se popularizou em todo o Brasil, mas que já faz parte da tradicional culinária maranhense há séculos. Apesar de ser chamado de “tapioca” em outras partes do país, aqui ele é o Beiju.

O prato é de origem indígena, e foi vista pela primeira vez pelos portugueses em uma tribo de Pernambuco. É feito com a  farinha da tapioca e pode ser recheada com praticamente qualquer coisa. No Maranhão, geralmente é apreciada na primeira refeição do dia com manteiga e uma xicara quente de café. Por ser leve e nutritiva, virou sensação entre quem busca uma alimentação fitness.