CultitzA jornalista Hyana Reis apresenta as principais notícias da cultura de Imperatriz e região em seus mais diversos segmentos: teatro, dança, música, arte, literatura e eventos.
A gastronomia maranhense é extremamente rica e cheia de influências culturais das mais diversas: dos europeus, dos negros e dos índios. O resultado dessa receita são pratos com ingredientes exóticos que fazem da culinária do estado algo único e saboroso.
Veja abaixo quais são os principais pratos típicos do Maranhão, tanto sob a ótica dos moradores do estado quanto dos turistas:
Arroz de Cuxá
Nada é tão maranhense quanto o cuxá, e junto com o arroz temos um dos pratos mais famosos e apreciados do estado. O ingrediente principal para o arroz de cuxá é a vinagreira, uma erva bem típica da nossa região, e dificilmente encontrado em outros locais.
O prato é uma mistura da culinária árabe, portuguesa e africana. E para o seu preparo além, claro, do cuxá há também ingredientes como arroz branco, camarão seco, cebola, alho, azeite de oliva e sal. Cada receita varia de uma para a outra, dependendo do gosto de cada um.
Panelada
Não podemos falar de comida típica maranhense sem falar de um dos pratos mais tradicionais de Imperatriz: a panelada. O prato é preparado com o intestino, pés e miúdos de boi, e geralmente servido com arroz branco, farinha, pimenta e limão.
Dizem que o prato tem fortes influências da culinária portuguesa, e que foi sendo introduzida nossas formas de se cozinhar principalmente no nordeste, se tornando uma receita típica da região. A panelada pode ser encontrada em outras cidades e estados com variações na forma de fazer e com outros nomes, como “Mocotó” em São Luís e “dobradinha” em Pernambuco.
Juçara
Conhecido como açaí maranhense, a juçara. Mas apesar de alguns acharem que se trata da mesma fruta, na verdade o juçara é um parente próximo do açaí, de sabor mais suave e com menos calorias. Mas a forma de se comer não é muito diferente do açaí.
No Maranhão é comum comer a juçara acompanhada de farinha, açúcar, camarão seco ou até mesmo carne de sol, dependendo da preferência. Mas também é popular a mistura da fruta com banana e granola.
Doce de Espécie
Apesar de não ser muito conhecido no sul do estado, o doce de espécie é uma iguaria muito apreciada e típica de Alcântara. O doce é a base de coco, e também leva farinha de trigo, açúcar torrado e cravo.
A iguaria se tornou uma tradição na cidade ao ser distribuída pelos moradores durante a Festa do Divino, uma celebração também muito forte na cidade. A receita é encontrada somente em Alcântara e foi herdada dos açorianos.
Beiju
Esse é um prato que se popularizou em todo o Brasil, mas que já faz parte da tradicional culinária maranhense há séculos. Apesar de ser chamado de “tapioca” em outras partes do país, aqui ele é o Beiju.
O prato é de origem indígena, e foi vista pela primeira vez pelos portugueses em uma tribo de Pernambuco. É feito com a farinha da tapioca e pode ser recheada com praticamente qualquer coisa. No Maranhão, geralmente é apreciada na primeira refeição do dia com manteiga e uma xicara quente de café. Por ser leve e nutritiva, virou sensação entre quem busca uma alimentação fitness.
Sensação
Vento
Umidade