E-mail

redacao@correioma.com.br

WhatsApp

99 98190-5359

Camara Imperatriz
Radio Timbira
Corona Junho
Corpo e Saúde

Lesão e suas Limitações

Corpo e Saúde

Corpo e SaúdeCorpo e Saúde. Por Eberson Ferreira

18/10/2018 17h01
Por:
829
Internet (Foto: Reprodução)
Internet (Foto: Reprodução)

Se você é adepto da prática esportiva seja ela qual for, sendo você amador ou profissional, já deve ter tido alguma lesão e/ou algum tipo desconforto muscular, tendões ou articulações. 

É também uma realidade que você tenha se afastado da prática correndo o risco de perder todo o nível de condicionamento físico que tenha lutado tanto para conseguir, até por que os efeitos dessa lesão, além de comprometer os músculos da região lesionada, ainda te causam uma desmotivação tremenda. Mas isso não é o fim do mundo! Com paciência, um bom direcionamento e dedicação você pode recuperar a velha forma. 

As lesões mais comuns nos praticantes de atividade física são nos joelhos, na coluna, especialmente na parte lombar e ombros. Toda lesão tem uma causa e uma consequência. O fato é que existem muitos mitos sobre lesões, um dos maiores é sobre a execução de movimentos, principalmente em academias tradicionais. 

Até que o indivíduo se lesione por má execução pode durar muito tempo até que um desconforto seja notado pelo praticante. Uma das vertentes que mais lesionam é a falta de consciência corporal, muitas pessoas ignoram os sinais que o corpo dar e outra é a famosa “afobação” na hora do treino, o que é mais comum em homens porque sempre acham que conseguem pegar mais pesos que os outros. Lembrem-se sempre, sobrecarga é uma variável em um programa de treinamento, antes de você sobrecarregar seu corpo com muito peso, experimente oscilar na cadência dos movimentos ou até mesmo diminuir o tempo de descanso entre as séries, no caso de quem pratica musculação. 

Outro fator que pode causar muita lesão é a maturidade motora de cada indivíduo. As experiências passadas, mesmo em tempos de escolas durante as aulas de educação física, podem ter te dado essa maturidade ou não, e isso está diretamente ligado a uma boa execução dos movimentos. 

Agora, se você possui uma boa maturidade motora, consciência corporal, não sobrecarrega seus treinos e mesmo assim tá sentindo dor ou desconforto, procure investigar o mais rápido possível do que se trata com um profissional especialista, e nunca, repito, nunca ignore uma dor atípica, isso já é o primeiro sinal de algo não estar legal com seu corpo. Ignorando alguns sinais, os dias que seriam necessários para tratar sua lesão podem se transformar em meses ou até anos para você pode se reestabelecer nos treinos. Conheça os seus limites para que eles não se tornem suas limitações no futuro. 

Bom treino a todos...

Para ter um contato mais direto comigo é só me seguir nas redes sociais!

facebook.com/ebersoncorposaude
instagram.com/@ebersoncorpoesaude

WhatsApp 
99 99142-9578

Imperatriz - MA
Atualizado às 05h57
20°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 20°
20°

Sensação

9.2 km/h

Vento

83.6%

Umidade

Fonte: Climatempo
Site Novo
Site Novo
Blogs e colunas
Site Novo
Últimas notícias
Site Novo
Mais lidas
Site Novo
Site Novo