E-mail

redacao@correioma.com.br

WhatsApp

99 98190-5359

Camara Imperatriz
Corona Junho
Radio Timbira
Diálogo Coach

Quem eu sou? Quem é você? Quem somos nós?

Diálogo Coach

Diálogo CoachKarolinne Sousa retrata seus pensamentos com foco em desenvolvimento pessoal e despertar de uma nova consciência. Um universo de provocações para você que busca respostas.

25/09/2018 12h39
Por:
924
Eu sou (Foto: Reprodução)
Eu sou (Foto: Reprodução)

Idioma, país, lugar, religião. Nossas origens e costumes são bem diferentes umas das outras. Em alguns lugares do mundo pode-se vestir qualquer tipo de roupa, em outros não. Cada pessoa nasceu em uma cidade diferente, com pais diferentes, teve uma motivação diferente na vida. Então para cada pessoa uma situação é encarada de forma diferente. E com respeito ao que somos, devemos aprender a conviver com os opostos.

A Pirâmide dos Níveis Neurológicos serve de guia para compreendermos os significados que damos as coisas. Na base da pirâmide temos o Ambiente que quer dizer onde nascemos. Onde fomos criados? Por quem? Pais naturais ou adotivos? Tios? Outras pessoas? Essas pessoas eram carinhosas? Como foi a convivência com o restante da família? Quem foram meus amigos ou vizinhos? Isso tudo refletirá no modo de como veremos o mundo. Às vezes uma pessoa pode nascer em um ambiente agressivo, e de uma forma ou de outra ela pode tornar-se alguém agressiva. Vamos trazer para a realidade das empresas. Atualmente contrata-se por habilidades técnicas um colaborador e demite-se por falhas no comportamento. Alguns exemplos: aquele gestor que não sabe conversar, somente gritar; aquele colaborador agressivo com os colegas de trabalho; aquele que não sabe trabalhar em equipe. Tudo isso é originário do ambiente em que ele nasceu e cresceu. Seu comportamento é apenas o reflexo disso.

O Comportamento é o segundo nível da pirâmide, aqui será dito quem somos para o mundo. Tudo que estiver fora da pessoa vai impactá-la por dentro. As pessoas que vivem de fora para dentro são facilmente identificadas, por seu temperamento reativo. Já as que vivem de dentro para fora são as pessoas consideradas proativas.  O próximo nível trata do nosso Conhecimento ou da nossa intelectualidade, capacidades, direção e estratégias. Do acrônimo CHA (conhecimento é o saber, habilidade é o saber fazer e atitude é o saber fazer acontecer). Já o quarto grau é considerado um dos mais delicados, pois nele encontramos nossos Valores e Crenças: tanto as fortalecedoras como as limitantes. E elas estão conosco desde o nascimento. Delas são geradas os nossos questionamentos. Você é um vencedor ou um perdedor? Qual a origem dessa timidez? Qual a origem dessa agressividade? Qual a origem dessa baixa autoestima? A mente aceita como verdade todas as nossas crenças e valores. E tem relação de como seremos e como serão os nossos resultados.

Saiba que a percepção que temos de nós próprios nos tornará fortes ou fracos. Esse é o momento em que, se tivermos força para mudar, poderemos nos desvincular da opinião dos outros e finalmente encontrar nossa essência e segurança. Somos conduzidos assim para a outra parte da pirâmide que é a nossa Identidade. Ela vai nos mostrar quem somos com clareza. Valorizando o que de fato queremos ser, ou seja, pessoas em constante evolução. Trataremos nesse quinto nível o posicionamento, dentro dos nossos sistemas. Sou filho? Sou pai? Sou mãe? Sou empresária? Sou profissional? Sou estudante? Assim, ao descobrirmos o nosso “EU”, torna-se mais fácil decidirmos para onde queremos ir e com quem devemos ir. Desse modo, iniciaremos o processo de Afiliação que é o 6º nível da pirâmide, no qual deveremos nos unir às pessoas da nossa identidade. Assim nos tornaremos mais assertivos nos relacionamentos e objetivos.

Com isso, a partir do momento em que estivermos seguros passamos a deixar um Legado (7º nível), pois teremos uma personalidade tão firme, que deixaremos uma assinatura, para as pessoas que convivem conosco e para o mundo. Saiba que esse processo de autoconhecimento começa na base. A pirâmide do processo evolutivo é muito importante, tanto para nos entendermos, como para compreendermos quem são as outras pessoas. O julgamento é feio. Ele fere as pessoas. Ame-as, aceite-as. E, talvez, seu amor e respeito possa ajudá-las a mudar muitas de suas fraquezas, muitas de suas falhas. Porque o amor lhes dará uma nova energia, um novo significado, uma nova força (Osho).

Imperatriz - MA
Atualizado às 06h48
20°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 20°
20°

Sensação

14 km/h

Vento

75.7%

Umidade

Fonte: Climatempo
Site Novo
Site Novo
Blogs e colunas
Site Novo
Últimas notícias
Site Novo
Mais lidas
Site Novo
Site Novo