E-mail

redacao@correioma.com.br

WhatsApp

99 98190-5359

Março Lilas
Radio Timbira
Diálogo Coach

A verdade sobre o coaching

Diálogo Coach

Diálogo CoachKarolinne Sousa retrata seus pensamentos com foco em desenvolvimento pessoal e despertar de uma nova consciência. Um universo de provocações para você que busca respostas.

19/09/2018 07h54
Por: Redação
311
A verdade (Foto: Canção Nova)
A verdade (Foto: Canção Nova)

 

           O Coaching contém em si mesmo um processo de análise, de reflexão, de desafio e operacionalização. Esses meios o levam à mudança efetiva na vida. O cliente escolhe o que deseja trabalhar e aonde quer chegar. Não se trata de um milagre, terapia ou aconselhamento, e sim de uma metodologia de crescimento comportamental.

         O processo de Coaching ocorre em encontros regulares, dessa forma, o coach, conduz e apoia o cliente para identificar a sua principal inquietação. Ele avalia também, a aplicação do plano de ação, identifica planos alternativos, para contornar possíveis obstáculos, com foco na conquista dos objetivos definidos do coachee. Em todo caminho busca-se a sustentabilidade das ações, e o cliente deve alavancar-se sozinho, não tendo dependência do coach.

         O coach, não aconselha, não forma, não dita e não responde pelo coachee. Tudo está focado na conscientização, responsabilização e ação, maximizando o seu potencial, tendo em conta os objetivos do cliente, de uma maneira rápida e fácil.

         No Coaching trabalha-se com as habilidades e competências de cada indivíduo envolvido. É importante esclarecer que não existe um caminho certo a ser seguido, pois sempre são experiências novas que cada participante vai agregando.

         Precisamos entender o Coaching, como uma forma no qual se possibilita, novas vivências por meio do comportamento de cada coachee. Sendo assim, o Coaching desenvolve outras habilidades e nuances de conhecimento. Quais são elas? Capacidade de reflexão; Convicção; Estabelecimento de metas; Cumprimento de prazos; Habilidade para fazer novas amizades; Interdisciplinaridade; Comportamento consciente; Determinação; Foco dentre outras.

         Assim o Coaching consiste em um processo de acompanhamento na medida de cada pessoa, numa dinâmica de mudança facilitadora. O Coaching conduz ao êxito, à autonomia, à autorrealização e ao alto desempenho.

         O coach é um elemento facilitador que favorece a dinâmica de transformação pessoal ao coachee. Focada no futuro, promotora da sua autoestima e do desenvolvimento das suas capacidades pessoais e competências profissionais. O que o coachee precisa querer?

  • Vontade de mudar comportamentos para conquistar novos resultados.
  • Disponibilidade e vontade para engajar-se voluntariamente no processo.
  • Maturidade para entender o conceito de parceria entre ele e o coach.
  • Capacidade e disposição para refletir, dar e receber feedback.
  • Abertura para os atuais e novos pensamentos, sentimentos e emoções.
  • Desejo de analisar as próprias forças, pontos cegos e limitações.
  • Expectativas realistas e comprometimento com agenda e tarefas.

         Por fim, o coach tem o controle das sessões através de perguntas poderosas e então vem a seguinte indagação: Quem pergunta tem o controle da comunicação? “A arte de interrogar é bem mais a arte dos mestres, do que dos discípulos; é preciso já se ter aprendido muitas coisas, para saber perguntar aquilo que não se sabe” (Jean-Paul Sartre).

 

www.karolinnesousacoach.com