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Treino de glúteos, existe ?

Corpo e Saúde

Corpo e SaúdeCorpo e Saúde. Por Eberson Ferreira

30/08/2018 13h00
Por: Redação
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treino para mulheres (Foto: reprodução)
treino para mulheres (Foto: reprodução)

O famoso bumbum na nuca é o sonho da maioria das mulheres, e para alcançar isso é necessário muito treino, dedicação a uma alimentação mais balanceada e muito foco e disciplina nos treinos.
Mas a pergunta que não quer calar, se eu seguir esses passos à risca, conseguirei esse tão sonhado bumbum?  

Primeiramente vamos a alguns esclarecimentos. Os músculos do bumbum ou glúteos, como costumamos dizer, são bastantes exigidos em praticamente todos os exercícios em um treino de membros inferiores, no caso em exercícios multiarticulares, como o agachamento e suas variações, assim como outros exercícios isolados.

Agora não podemos falar nesse assunto e não lembrar do parcelamento ou divisão do seu treino. E a primeira coisa a esclarecer é que se você estiver realizando treino de pernas e no dia seguinte estiver realizando treino de glúteos, devo alertar que isso é equívoco, simplesmente pelo fato de que você não conseguirá isolar os músculos do bumbum em um treino de perna, que rotineiramente executa agachamento, logo, o tempo de descanso para a musculatura é pouco, e isso não vai gerar hipertrofia. 

Eberson, então não preciso dividir o treino de membros inferiores? 
Dividir sim, mas esse treino também pode ser realizado de maneira geral, assim como o de membros superiores. Tudo isso vai da estratégia que o profissional pode utilizar, por exemplo, exercícios com ênfase somente na parte posterior da coxa são uma ótima saída para você dividir seu treino e sem contar que isso vai te ajudar a não sofrer o processo que chamamos de descompensação, quando se trabalha mais um grupo muscular que o outro. Por exemplo, se realiza 5 exercícios para a parte anterior da coxa e somente 2 para a parte posterior, futuramente, isso pode ocasionar lesões. 

Mas enfim, o parcelamento ou divisão do treino deve ser feita por um profissional capacitado, mas você pode procurar sempre conhecer o seu programa ou ficha de treinamento. Se você busca hipertrofia o descanso é algo fundamental para que isso aconteça, e como já falei diversas vezes aqui, isso para as mulheres é mais difícil ainda, devido à pouca produção do hormônio masculino responsável pelo aumento do volume muscular. 

Mas isso não é para desanimar vocês, as mudanças nos estímulos, métodos e estratégias de treino são cruciais para um desenvolvimento progressivo e simétrico dos seus músculos. Apostar nos exercícios multiarticulares (agachamento, avanço, afundo), na amplitude (graus de movimento) e na cadência (velocidade do movimento) são ótimas opções para você alcançar esse e outros objetivos! 

Bons treinos a todos...