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Suplementar ou não: eis a questão...

Um pequeno esclarecimento sobre o uso de suplementos alimentares!

Corpo e Saúde

Corpo e SaúdeCorpo e Saúde. Por Eberson Ferreira

30/01/2020 10h20Atualizado há 6 meses
Por: Eberson Ferreira
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SUPLEMENTOS/NUTRIÇÃO
SUPLEMENTOS/NUTRIÇÃO

Falar que começou a treinar com pesos e não está tomando nenhum tipo de suplementação é quase uma ofensa aos mais veteranos. Até porque mesmo antes de se matricular na academia você provavelmente foi a um nutricionista e ele te prescreveu o velho e bom “whey protein”. De fato, não há nada de errado nisso! Os suplementos são uma opção rápida e prática na hora das refeições. O problema está em associar os resultados obtidos exclusivamente a eles.

 

É sempre importante lembrar que o profissional que está apto a te indicar ou não uma suplementação é o nutricionista! Infelizmente alguns frequentadores de academias já treinados sempre costumam dar “aquela” dica aos iniciantes, fazendo apologia ao uso de suplementos de forma demasiada. Isso além de não ser recomendado, é um risco a sua saúde!

 

Cada vez mais o número de frequentadores nas academias para suas diversas opções de atividades como musculação, ginástica, natação, pilates e lutas, vem aumentando, tanto pelo fato da saúde devido à elevação dos casos de sedentarismo e das doenças cardiovasculares, quanto da estética (Vieira, 2011).

 

Nesse ambiente pode ocorrer também uma propagação de difíceis padrões a serem alcançados pelo fato dos frequentadores estarem insatisfeitos com sua imagem, onde as mulheres buscam um corpo magro e os homens um corpo musculoso (Frade e colaboradores, 2016). 

De acordo com a nutricionista esportiva Débora Izidro, a suplementação só é o complemento de uma base que já está sendo feita, que é a alimentação acompanhada da atividade física. Então, a suplementação se faz necessária para suprir o que for necessário. 

 

Que fique claro: o uso de suplementos não é obrigatório e os resultados não são dependentes dele! Geralmente só quem realmente precisa suplementar são atletas de alta performance ou pessoas com uma rotina intensa que não conseguem suprir os nutrientes somente via alimentícia.

 

Os suplementos que contribuem para o aprimoramento da atividade física podem se apresentar de diversas formas. Eles favorecem a recuperação do corpo, prolongam a resistência, aumentam a força e desempenho físico, diminuem a gordura corporal e a fadiga, e minimizam os riscos de doenças (Bishop, 2010). 

Entre os suplementos existentes os mais utilizados são os fabricados a partir de proteínas, aminoácidos, carboidratos e metabólicos, existindo outras bases utilizadas como bebidas hidroeletrolíticas, vitaminas e minerais (Vieira, 2011). 

Lembre-se: antes de querer que suplementos (ou qualquer outra coisa) seja o milagre na sua vida fitness, aprenda primeiramente a respeitar o processo. Tenha constância nos treinos e uma boa base alimentar. 

 

Lembra? Não há fórmula mágica!