E-mail

redacao@correioma.com.br

WhatsApp

99 98190-5359

Março Lilas
Radio Timbira
Diálogo Coach

Manual para líderes. Você sabe dar feedback?

Feedback

Diálogo Coach

Diálogo CoachKarolinne Sousa retrata seus pensamentos com foco em desenvolvimento pessoal e despertar de uma nova consciência. Um universo de provocações para você que busca respostas.

31/01/2020 16h59Atualizado há 2 meses
Por: Karolinne Sousa
543
FEEDBACK
FEEDBACK

Quais são os erros mais comuns? Como escolher um momento certo? Que tal estabelecer confiança ou até mesmo aprender a ouvir? Como superar as barreiras que impedem de chegar no seu liderado? Vamos para um passo a passo?  

Primeiro analise a situação com calma, depois separe a pessoa do seu comportamento. Na sequência, calcule os impactos que suas ações, podem acarretar para a empresa e para a sua equipe e coloque em categorias:

1-    O comprometimento

2-    Planejamento

3-    Trabalho em equipe

4-    Liste os pontos fortes e fracos

5- Não se deixe envolver pela raiva do momento

6-    Não seja vago e inoportuno

7-  Não relembre os erros passados.  Foque no presente.

E por que é tão difícil dar feedback? Para Kim Scott, de Empatia Assertiva: Como ser um líder incisivo sem perder a humanidade. Isso acontece, pois, a maioria de nós está condicionada a evitar dizer o que realmente pensa. A escritora sugere, que se estabeleça uma relação de parceria, que seja um feedback sincero, que seja honesto e por fim modere o tom da sua fala.

Acrescento que nada se compara a colocar-se no lugar do outro e tentar perceber a situação. Tenha domínio pessoal, desenvolva modelos mentais de crescimento, busque uma visão compartilhada com seus liderados, crie um pensamento sistêmico e desenvolva um trabalho de desenvolvimento da sua equipe.

Para um aprofundamento do assunto sugiro as leituras (A Quinta Disciplina, O líder autêntico, A força dos modelos mentais).  Por fim, creia que as pessoas ficam muito gratas, quando tem a chance de receberem um feedback construtivo. Seja um líder que levanta gente, o mundo já é duro demais para ficarmos derrubando pessoas.