E-mail

redacao@correioma.com.br

WhatsApp

99 98190-5359

Radio Timbira
Outubro Rosa
CORPO E SAÚDE

Treino e o uso de máscara

Como agir diante do uso de máscaras na academia!

Corpo e Saúde

Corpo e SaúdeCorpo e Saúde. Por Eberson Ferreira

21/06/2020 16h20
Por: Eberson Ferreira
684
TREINO MÁSCARA
TREINO MÁSCARA

Depois do decreto presidencial que classificou as academias como atividade essencial a reabertura das mesmas na maioria dos estados vem acontecendo de maneira tímida, e de maneira mais tímida ainda acontece o retorno dos praticantes.

Uma série de exigência lista o protocolo de segurança e o “novo” padrão de segurança e higiene para garantir o menor risco de contaminação é basicamente manter o distanciamento seguro entre os praticantes e as maquinas, não compartilhar bebedouros, número de pessoas por horário reduzidos e o que talvez mais tenha incomodado os praticantes que é o uso em tempo integral de máscaras.

De acordo com a organização mundial da saúde, a obrigatoriedade do uso de máscara, mesmo na prática de exercício físico existem igualmente riscos nesta recomendação. Sabendo que o exercício físico implica o aumento da frequência respiratória e do trabalho respiratório com uma maior emissão de partículas aerossolizadas na respiração, a distância entre pessoas nestes espaços deverá ser maior ao recomendado para as situações habituais, pelo Princípio da Precaução em Saúde Pública.

Na pratica, a história é tão ruim quanto na teoria, exercícios resistidos, dependendo da intensidade do esforço necessitam de uma atuação maior do sistema respiratório, que de fato, é perfeito, e o aumento da frequência cardíaca quase que impede o indivíduo de sobrecarregar além do que se considera normal para os níveis de condicionamento que se encontra ou como outrora.

Isso não significa que você precisa abandonar os treinos, caso se julgue seguro para frequentar uma academia sugiro que faça um reajuste na sobrecarga e reveja o tempo de descanso entre os exercícios afim de que aumente seu tempo de recuperação, se você banalizou a maneira como respira durante as execuções recomendo fazê-la de maneira mais concentrada possível nesse momento e alcance uma melhor performance durante seu treino.