E-mail

redacao@correioma.com.br

WhatsApp

99 98190-5359

Radio Timbira
Novembro Azul
CORPO E SAÚDE

Exercício abdominal

Quem nunca desejou aquela barriguinha de tanquinho, hein? mas os exercícios abdominais vão além de fins estéticos...

Corpo e Saúde

Corpo e SaúdeCorpo e Saúde. Por Eberson Ferreira

13/09/2020 21h30
Por: Eberson Ferreira
186
ABDOMINAL
ABDOMINAL

Um dos desejos mais incessantemente almejados aos frequentadores de academia e praticantes da musculação é aquela famosa barriguinha de “tanquinho”, e as receitas infalíveis vão desde de chá seca barriga até fazer mil repetições de abdominais no treino. 

Bom, uma receita infalível não existe, nem muito menos se resume a apenas uma coisa só que você irá fazer e como em um passe de mágica os seus gominhos vão aparecer, mas existem características físicas e fisiológicas desse tipo de exercício que são fundamentais para a todo e qualquer ser humano. 

Segundo AaBERG (2001), os músculos do tronco e da região lombar são caracteristicamente os pontos mais fracos na maioria dos indivíduos, portanto, não é demais lembrar que a prática regular de exercícios abdominais não são única e exclusivamente para fins estéticos e sim para a manutenção da postura, proteger as vísceras e fortalecimento da região lombar, motivo de muita reclamação de dor não somente no Brasil como em vários países. 

Outro questionamento é sobre realizar exercícios abdominais todos os dias, qualquer grupo muscular que receba estímulo todos os dias será fortalecido e pouco provavelmente será hipertrofiado, ou seja, ganhe volume, para que isso aconteça deve existir um descanso de 24 até 72 horas, e  tudo depende do seu objetivo e do seu nível de condicionamento. 

De acordo com a nutricionista esportivo Débora Izidro a maior procura em consultório, é justamente o perfil de pacientes que se incomodam com esse acúmulo de gordura abdominal e buscam uma solução para reduzir somente a gordura daquela região porque afinal, só ali que lhes incomodam. Porém, sabemos que não é possível, fisiologicamente. O emagrecimento acontece como um todo, e, por mais que você tenha acúmulo de gordura em outros regiões, como glúteo e membros inferiores, e não te incomode, provavelmente esse volume também será diminuído com o processo. Costumo dizer que o emagrecimento não tem um “GPS”, onde direcionamos onde a gordura será reduzida. Como qualquer outro processo, requer calma, tempo e paciência para alcançar a estética corporal que se busca.