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CORPO E SAÚDE

Homens e treino de membros inferiores

Uma abordagem sobre as características fisiológicas, funcionais e estéticas aos homens que negligenciam o treino de membros inferiores!

Corpo e Saúde

Corpo e SaúdeCorpo e Saúde. Por Eberson Ferreira

13/11/2020 18h42Atualizado há 1 semana
Por: Eberson Ferreira
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HOMENS/MEMBROS INFERIORES
HOMENS/MEMBROS INFERIORES

Um bom programa de treinamento físico, seja musculação ou alguma outra prática deve primeiramente respeitar as características biológicas individuais de cada pessoa, e deve ainda englobar todos os grupos musculares, respeitando e usando variáveis como carga, intensidade, descanso e os mais variados métodos para oferecer saúde, preparo físico e performance para o praticante. Na prática, a musculação masculina ainda banaliza algumas dessas regras, principalmente no que diz respeito a divisão do treinamento quando o quesito é o treino de membros inferiores (pernas) negligenciado por uma certa maioria, e isso pode ser um prejuízo, fisiológico, funcional e até mesmo estético.

Treinamento para a mudança da composição corporal são da mesma magnitude em homens e mulheres (FLECK E KRAEMER 1999), logo aquela velha desculpa em dizer que é mais difícil para os homens engrossar as coxas não cabe nesse contexto, tudo depende mesmo é da quantidade e da qualidade de estímulos que o praticante vai empregar no seu treinamento e na sua musculatura, normalmente as mulheres estimulam mais os grupos musculares inferiores e os homens os superiores.

O aumento da força e manutenção do equilíbrio também são importantes para o treinamento de membros inferiores, além de estarem localizados um dos maiores grupos musculares que é o quadríceps, o comprometimento funcional das pernas com o passar do tempo, principalmente na velhice pode ser algo bastante prejudicial para aqueles que “pulam” essa parte do planejamento. Além desse desequilíbrio comprometer sua postura pode acometer patologias nos joelhos e coluna.

Esteticamente talvez seja umas das piores partes de se evitar treinar membros inferiores para os homens, isso além de se tornar algo muito esquisito, você provavelmente vai ser motivo de “chacota na academia, um corpo esteticamente equilibrado se torna muito mais saudável e bonito de se ver, portanto, antes de esquecer do treino de pernas, lembre-se do quanto isso é importante tanto em relação ao aumento da sua força, qualidade da sua musculatura, melhora sua autoestima e melhora seu visual como um todo, limitar seu treino, o movimento, a intensidade e a carga também vão limitar seus resultados.