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Aeróbio, para quem?

Muitas pessoas ainda não compreendem os benefícios do exercício aeróbio, vamos entender como isso funciona!

04/04/2021 21h32 Atualizada há 3 meses
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Por: Eberson Ferreira
treino/aerobio
treino/aerobio

Geralmente essa são umas das perguntas mais frequentes entre os mais diversos públicos que vão iniciar um programa de treino. Quem deve fazer aeróbio? É só para quem quer emagrecer? Posso fazer todos os dias? Quanto tempo e intensidade?

Primeiramente vamos entender que qualquer exercício físico gera um gasto energético e consequentemente um gasto calórico, então qualquer esforço que você faça, por mínimo que seja, ele vai te fazer perder calorias, mas perder calorias não significa necessariamente que você vai emagrecer, isso depende de fatores fisiológicos e endócrinos, hormonais e a níveis de alimentação como é o caso do déficit calórico.

Matsudo (2007) explica que existem dois tipos de exercícios, os aeróbios e os anaeróbios. Tanto o exercício aeróbio quanto o anaeróbio está atrelado ao tipo de metabolismo energético que será usado. O autor afirma que isto não está associado aos resultados saudáveis dos exercícios. Ambos os tipos de treinamento podem ser de amplitude leve, moderada ou forte.

No que diz respeito ao objetivo da diminuição do peso, Matsudo (2007) assegura que é amainar a porcentagem de gordura corporal, evidencia-se o exercício aeróbio por causar a movimentação e a utilização dos ácidos graxos como principal fonte de energia.

Deve-se salientar que o volume e a intensidade do exercício, o gasto energético e o substrato energético seja ele aeróbio ou não são fatores extremamente relevantes no quis diz respeito a prescrição e ao próprio treinamento em si.  

Ainda de acordo com Matsudo (2007) as atividades aeróbicas ajudam na melhora da aptidão cardiovascular e trabalham na prevenção arteriosclerose e hipertensão, e ainda ajudam a reduzir os níveis de gordura corporal e as mantem baixa, aumenta a capacidade de o corpo queimar gordura, melhora o bem-estar, níveis de stress, melhora autoestima, ajuda a melhorar o colesterol e risco de problemas cardíacos.

Diante disso, os exercícios aeróbios são uma excelente opção para além de te tirar do sedentarismo te trazer diversos benefícios, agora, você deve atentar para quando, como e com que intensidade deve adicioná-lo ao seu programa de treinamento, isso seria a estratégia a ser utilizada. E para que isso se torne o mais seguro e eficaz para você é necessário a figura de um profissional de educação física, e afirmo que aeróbio é para todos os tipos de públicos.