Saúde SAÚDE

Estado recebe mais 154.600 doses de vacinas nesta sexta-feira (16)

Nova remessa é destinada à aplicação da segunda dose relativa ao esquema vacinal dos trabalhadores da saúde e da população de 65 a 69 anos

16/04/2021 10h45 Atualizada há 4 semanas
70
Por: Hyana Reis Fonte: G1 MA
 Foto: Divulgação/SES
Foto: Divulgação/SES

O Maranhão recebe nesta sexta-feira (16) mais 154.600 doses de vacinas contra a Covid-19. As doses chegam ao estado, por volta das 11h.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a nova remessa é destinada à aplicação da segunda dose relativa ao esquema vacinal dos trabalhadores da saúde e da população de 65 a 69 anos. Além disso, os imunizantes serão direcionados para continuidade da aplicação da primeira dose em trabalhadores de saúde, idosos de 60 a 69 anos, forças de segurança e salvamento, e forças armadas.

Das novas doses, 92.000 são vacinas da AstraZeneca e 62.600 do Butantan/Coronavac. Ainda de acordo com a SES, com a nova entrega, o estado totaliza 1.499.190 de doses recebidas pelo Ministério da Saúde.

Coronavírus no Maranhão

Reprodução em 3D do modelo do novo coronavírus (Sars-CoV-2) criada pela Visual Science. Dentro do verde mais claro, as bolinhas vermelhas representam o 'centro' do vírus, o genoma de RNA; as bolinhas verdes são proteínas 'especiais', que protegem esse material genético. Ao redor do verde, o vermelho mais fraco é a 'casca', feita de uma membrana retirada da célula hospedeira. O vermelho mais vivo são as proteínas 'matrizes' codificadas pelo vírus. As 'pontas' que saem do vírus são as 'lanças de proteínas', que o vírus usa para se conectar às células hospedeiras e infectá-las.  — Foto: Reprodução/Visual Science

Reprodução em 3D do modelo do novo coronavírus (Sars-CoV-2) criada pela Visual Science. Dentro do verde mais claro, as bolinhas vermelhas representam o 'centro' do vírus, o genoma de RNA; as bolinhas verdes são proteínas 'especiais', que protegem esse material genético. Ao redor do verde, o vermelho mais fraco é a 'casca', feita de uma membrana retirada da célula hospedeira. O vermelho mais vivo são as proteínas 'matrizes' codificadas pelo vírus. As 'pontas' que saem do vírus são as 'lanças de proteínas', que o vírus usa para se conectar às células hospedeiras e infectá-las.

Nessa quinta-feira (15) o Maranhão registrou 390 casos de Covid-19 e 46 novas mortes pela doença em 25 cidades. Os dados são Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Ao todo, o estado possui agora 6737 mortes e 252.848 casos da doença. Dos novos casos registrados, 59 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 37 em Imperatriz e 294 nos demais municípios do estado.