Cultura CULTURA

Academia Imperatrizense de Letras celebra 30 anos de fundação

Para celebrar a data a instituição inaugura novas instalações e empossa novos membros. Evento acontece de forma online

27/04/2021 12h05 Atualizada há 2 semanas
52
Por: Hyana Reis
Foto: Elson Araújo
Foto: Elson Araújo

A Academia Imperatrizense de Letras (AIL) celebra, nesta terça-feira (27), 30 anos de fundação. E em comemoração à data, a instituição realizará uma programação especial, que inclui a inauguração das novas instalações da sede, e a posse de novos membros e diretoria.

Devido a pandemia, o evento acontecerá de forma online e será transmitido no youtube (acesse o link aqui). Na ocasião o público acompanhará uma tour pela sede que passou por uma grande reforma, financiada pelo Governo do Estado. O prédio agora se chama Paço da Cultura Sálvio Dino, em homenagem ao membro fundador da instituição que faleceu em decorrência do Covid-19.

Em seguida, a cerimônia realiza a posse da nova diretoria, que será comandada por mais dois anos pelo imortal Trajano Neto. A instituição empossa ainda os novos membros, eleitos esse ano: os escritores Elson Araújo e Humberto Barcelos, que irão ocupar respectivamente a cadeira 06, antes pertencente a Sálvio Dino; e a cadeira 17, de Cândido Pereira.

Salimp 2021

A celebração de 30 anos da Academia Imperatrizense de Letras não será o único evento online realizado este ano pela instituição. Responsável pelo Salão do Livro de Imperatriz, os membros anunciaram que em 2021 a maior feira literária do Maranhão ocorrerá de forma online, nos dias 03, 04 e 05 de junho.

"Teremos lives, apresentações, oficinas, lançamentos de livros e muitas atrações", informou Edna Ventura, organizadora do Salimp deste ano. A programação estará disponível nas redes sociais do evento. 

Fundação da AIL

A instituição foi fundada no dia 27 de abril de 1991. Seu idealizador e primeiro presidente foi o jornalista Edmilson Sanches. Para fundá-la, Sanches convidou 13 homens ligados às Letras: Adalberto Franklin, Affonso Felippe Gregory, Eucário Rodrigues, José de Sousa Breves, José Geraldo da Costa, Jucelino Pereira, Lourenço Pereira de Sousa, Lourival de Jesus Serejo, Tasso de Oliveira Assunção, Jurivê Pereira de Macedo, Sálvio Dino, Neneca Motta Mello e Vito Milesi