Cultura CULTURA

Artista homenageia profissionais da saúde que atuam contra a Covid-19 em Imperatriz

Edney Areia fez mural colocando asas em uma médica, como forma de simbolizar atuação de profissionais na linha de frente contra a Covid-19

11/05/2021 11h39 Atualizada há 1 mês
36
Por: Hyana Reis Fonte: G1 MA
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Uma médica com asas, puxando uma fila de super-heróis famosos. Essa foi a analogia que o artista plástico Edney Areia, de Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, usou em um mural pintado para homenagear os profissionais da saúde que ainda batalham na linha de frente da pandemia.

“Eu sempre quis fazer uma homenagem aos profissionais de saúde, desde o ano passado, só que não havia encontrado um espaço bom para fazer. Eu queria fazer próximo ao Socorrão ou a Unidade de Pronto Atendimento da Bernardo Sayão, mas não achei. No bairro Jardim São Luís pedi autorização para o dono do muro e logo ele autorizou porque estava servindo só pra pichação. O dono gostou da ideia e agora ele quer fazer outros. Eu ainda quero fazer outra homenagem aos profissionais, só que no Centro, fazer algo bem impactante”, disse Edney Areia.

O conceito da ilustração vem como forma de simbolizar a atuação desses profissionais como anjos da guarda de toda a população. "A ideia inicial era fazer a Liga da Justiça e quando eu fiz sobrou o espaço eu quis passar a mensagem que os profissionais da saúde são heróis também e tive a ideia de unir os dois, tudo no mesmo mural”, contou o artista.

Em Imperatriz, Edney também é conhecido por outros murais. A turma do Chaves, pintada no muro da sede da Fundação da Criança e do Adolescente em Imperatriz (Funac), foi o primeiro mural que ele fez na cidade, embora já se dedique à arte há mais de duas décadas. Outro grande desejo do artista é deixar sua marca e transformar com a pintura, muitos bairros da cidade.

“Eu iniciei a pintura trabalhando sozinho em 1995, eu tinha 14 anos de idade e de lá pra cá nunca parei. Mas mural tem uns três anos só, faço por minha conta mesmo. Eu tinha muita vontade de poder em cada bairro fazer um trabalho meu, deixar uma mensagem nos murais, ainda pretendo fazer”, disse o artista.

Arte em São Luís

Profissionais da saúde são homenageados em mural que mistura arte urbana, tecnologia e esperança em dias melhores — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Foram sete dias de trabalho intenso e uma grande equipe diretamente envolvida no projeto artístico ambicioso que transformou as escadarias do Centro Social dos Servidores Públicos do Maranhão (Ipem), na Avenida Litorânea, em um belo mural em homenagem aos profissionais de saúde, que há quase um ano travam uma batalha cotidiana conta a pandemia da Covid-19. A arte em questão é assinada pelo artista visual Gil Leros, já conhecido do público maranhense por ter repaginado, com a arte do grafite, o Beco do Silva, no Centro Histórico de São Luís.

No mural em 3D foram estampadas as imagens de uma equipe médica em oração e de outros profissionais de saúde, além de uma pomba branca em referência à paz, que foi ilustrada em meio ao coração estilizado que já é uma marca dos trabalhos de Leros. Ele e sua equipe usaram como referência momentos captados com mestria pela fotógrafa da SES, Julyane Galvão, que acompanhou o trabalho árduo de médicos, enfermeiros e técnicos em meio ao surto viral.