Saúde SAÚDE

Maranhão solicita suspensão da vacina AstraZeneca em grávidas

Secretaria de Estado informou que imunização fica suspensa enquanto o estado aguarda orientação oficial do Ministério da Saúde sobre o uso

11/05/2021 11h57
37
Por: Hyana Reis Fonte: G1 MA
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) solicitou nesta terça-feira (11) a suspensão da vacinação de gestantes com AstraZeneca nas Unidades Regionais de Saúde do Maranhão. A decisão foi tomada após a Anvisa recomendar na noite da segunda-feira (10) a suspensão imediata da aplicação do imunizante em grávidas.

Ao G1, a SES informou que, até o momento, o Ministério da Saúde não fez nenhuma orientação formal sobre a suspensão da vacinação de mulheres grávidas com AstraZeneca.

“Após a comunicação formal, a Secretaria de Estado da Saúde enviará uma nota técnica explicando as razões para a suspensão da vacinação das grávidas com este imunobiológico, em específico”, disse o órgão.

Nessa segunda-feira (10), a Anvisa disse que a orientação é que "seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país".