Saúde SAÚDE

Governo MA anuncia vacinação contra a Covid dos profissionais da comunicação

Segundo Flávio Dino, além de profissionais da comunicação, também serão vacinados trabalhadores de outros seguimentos que atuam nas empresas de comunicação

28/05/2021 14h11 Atualizada há 3 semanas
43
Por: Hyana Reis Fonte: G1 MA
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (28), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou a vacinação para todos os profissionais da comunicação do estado. Segundo Dino, a vacinação abrange todos os trabalhadores da área e deve ser iniciada ainda neste sábado (29) nas empresas de comunicação.

O governador afirmou que, além dos profissionais da área, também serão vacinados outros trabalhadores que atuam em empresas de comunicação, como porteiros, zeladores, motoristas, dentre outros. Flávio Dino explicou que a vacinação deste grupo foi possível devido a flexibilização da vacinação contra a Covid-19 de grupos abaixo de 59 anos, feito pelo Ministério da Saúde.

"Nós iremos amanhã, sábado (29), vacinar as empresas de comunicação. Uma vez que nós temos um seguimento indústrias, as indústrias gráficas e isso abrange o seguimento dos parques dos jornais e isso abrange a indústria da comunicação no geral (...) São as empresas inicialmente, vamos pactuar isso com as prefeituras e sempre olhando sistemicamente. Por exemplo, vamos vacinar o porteiro da empresa de comunicação porque não seria justo, e não seria inteligente e assim por diante", disse Dino.

Os detalhes da vacinação devem ser divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio das regras que foram pactuadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Em relação aos profissionais autônomos, o governador afirmou que ainda não foi definido como eles serão vacinados, já que não possuem vínculo com empresas, mas a SES será responsável pela definição.

"Será para todos os profissionais de comunicação nos termos, nas regras que serão pactuadas pela CIB e divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Apenas como disse, nós começando por empresas, estamos alcançando um espaço físico com muitos profissionais ao mesmo tempo, isso se refere as indústrias de um modo geral, não só as indústrias gráficas, de comunicação, enfim, também construção civil é a mesma lógica", reforçou o governador.