Cidade CIDADE

Junho Roxo combate a violência contra idosos em Imperatriz

Quarta edição da campanha traz o tema “Isolamento não significa negligência, cuide do seu idoso”

08/06/2021 11h42
67
Por: Hyana Reis Fonte: Assessoria
Foto: Patrícia Araújo
Foto: Patrícia Araújo

No próximo dia 15 celebra-se o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a data foi reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011. Em Imperatriz, a programação transcorre de 08 a 15 de junho com atividades em plataformas digitais, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, por meio da Casa do Idoso Feliz. Essa adequação segue as orientações dos órgãos de saúde, para prevenir a proliferação da Covid-19.

A data é momento de destacar a importância do enfrentamento dos abusos contra a pessoa idosa. Para combater e buscar conscientizar a população, o evento conta com a parceira do Ministério Público, OAB Maranhão, Unisulma e Conselho Municipal de Proteção ao Idoso.

A Lei 1.719/2018 foi aprovada e sancionada pelo prefeito Assis Ramos em abril daquele ano, ela institui a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa e outras providências. Para a secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos, “a promulgação dessa lei demonstra o quanto a cidade progrediu na luta contra esse tipo cruel de violência, que afeta nossos idosos todos os dias”, ressaltou.

A coordenadora da Casa, Alesandra Nobre, explica que o objetivo do evento é resgatar a cultura de proteção aos idosos. “A violência contra os idosos acontece, é real e ela é muito cruel, porque muitas vezes é silenciosa. Na maioria dos casos é cometida por pessoas próximas. Queremos que a conscientização chegue a todos os lugares, que as pessoas saibam reconhecer e assim possam denunciar”, explicou.