Cidade CIDADE

Ação solicita inclusão do comércio de Imperatriz nos grupo prioritários da vacina

A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) protocolou ofício solicitando, em caráter de urgência, a inclusão do setor

10/06/2021 14h36 Atualizada há 6 meses
148
Por: Hyana Reis Fonte: Com informações da Assessoria
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A inclusão dos trabalhadores do comércio nos grupos prioritários da vacinação foi solicitada nesta quinta-feira (10) pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII). A entidade protocolou na Câmara Municipal, na Prefeitura e na Gerência Regional de Saúde, um ofício solicitando a elaboração e aprovação de um projeto de lei em caráter de urgência, para que o setor seja contemplado.

Segundo pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), esse grupo de trabalhadores apresenta, em média, 53% de risco de serem infectados pela Covid-19. E por ser considerado um serviço essencial, que vem atuando desde o inicio da pandemia, a categoria já foi incluída como prioritária em outras cidades do Brasil. 

Em Imperatriz, a solicitação busca antecipar a vacinação da categoria que, segundo o presidente da ACII, Edmar Nabarro, não se trata de um benefício único e exclusivamente para os trabalhadores do comércio, mas uma medida sanitária e social para toda a população.

“O comércio de Imperatriz tem muita força e é a fonte de emprego mais forte que a cidade tem. Então se protegermos os trabalhadores do comércio, estaremos protegendo automaticamente toda a população. Os trabalhadores do comércio estão no 'front'; eles recebem pessoas e, uma vez infectados, podem transmitir o vírus”, defende o presidente.

A Prefeitura de Imperatriz, a Câmara de Vereadores e a Gerência Regional de Saúde ainda não se manifestaram quanto à solicitação da entidade.