Estado ESTADO

São Luís inicia vacinação contra a Covid-19 para jovens com 15 anos

Capital maranhense é a única do estado a alcançar essa idade na vacinação contra a Covid-19. São Luís deve vacinar adolescentes de até 12 anos

23/07/2021 14h00
151
Por: Hyana Reis Fonte: G1 MA
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), anunciou o início da vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com 15 anos na capital maranhense.

As doses serão aplicadas nesta sexta-feira (23), nos nove pontos de vacinação da prefeitura, em adolescentes que estão cadastrados na plataforma Vacina São Luís. Todos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

O cadastro para adolescentes de 12 a 17 anos se vacinarem contra a Covid-19 já está disponível, mas desde o dia 14 de julho a vacinação dos adolescentes estavam suspensas por falta da vacina da Pfizer.

Imunização em adolescentes

Em 11 de junho, o Ministério da Saúde (MS) autorizou a vacina da Pfizer/BioNTech ser usada em adolescentes a partir de 12 anos. O imunizante é o único no país que pode ser aplicado em menores de 18 anos.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a ampliação da idade foi aprovada depois de a Pfizer apresentar estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela agência.

Em 31 de março, a Pfizer e a BioNTech, que desenvolveram a vacina juntas, anunciaram que o imunizante obteve 100% de eficácia em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos. O imunizante também está sendo testado, nos Estados Unidos e na Europa, em bebês a partir dos 6 meses de idade e em crianças com 11 anos ou menos.